Flu: Muricy Ramalho finalmente acerta com o clube e chega na segunda

Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Demorou mais que o esperado, mas a novela tricolor finalmente chegou ao fim. E teve um final feliz. Muricy Ramalho confirmou domingo que assumirá o comando do Fluminense por um ano. O treinador, tricampeão brasileiro pelo São Paulo, será apre sentado segunda-feira, no Hotel Intercontinental, em São Conrado, às 15h, e já comanda o treino do dia no campo da Portuguesa, na Ilha do Governador. Seu primeiro compromisso oficial nas Laranjeiras será quinta-feira, contra o Grêmio, pelas quartas de final da Copa do Brasil, e ele já vem com sede de título.

Temos que correr atrás de títulos, conquistas. O Fluminense é um dos grandes clubes do Brasil, tem um elenco de qualidade, não pode um clube como esse ficar brigando para não cair declarou Muricy Ramalho.

O técnico recusou o contrato de três anos oferecido pelo time das Laranjeiras, dizendo precisar de tempo para conhecer o time. Para ele, um dos pontos positivos foi o compromisso com mudanças.

O que mais me motivou foi a vontade de melhorar a estrutura do time, isso já é algo diferente declarou Muricy. O time tem um desenho tático definido e foi bem treinado pelo Cuca. Tenho uma noção de longe e precisarei de tempo para conhecer. Pouco a pouco creio que tudo se acertará. Futebol é na prática.

As negociações começaram oficialmente na última quinta-feira, mas o flerte tricolor com Muricy vem de longa data. Foi apenas na semana passada que os astros pareceram finalmente conspirar para a aguardada união. Com os maus resultados de Cuca no Carioca, a diretoria tricolor aproveitou para tentar fisgar Muricy, que, desde a demissão após uma temporada turbulenta no Palmeiras, estava de férias. O treinador paulista chega com seu auxiliar técnico, Tata.

A chegada do Muricy representa o início de uma nova era no Fluminense. Trata-se de um treinador diferenciado e com um currículo incontestável, já que foi eleito o melhor técnico em quatro das cinco últimas edições do Campeonato Brasileiro (2005, 2006, 2007 e 2008). Com ele no comando da equipe, tenho certeza de que vamos dar à torcida as alegrias que ela tanto merece elogiou o vice-presidente de futebol do tricolor, Alcides Antunes.

Antunes viajou para a capital paulista no sábado para acertar os últimos detalhes da negociação com Muricy e seu representante, Márcio Rivelino. A expectativa era de uma resposta ainda no sábado, mas o anúncio oficial só veio domingo. Na última semana, Muricy chegou a acompanhar alguns dos jogos do tricolor, como a partida contra a Portuguesa, pela Copa do Brasil.

Com passagens por clubes como Náutico, Internacional, São Caetano, Santa Cruz e Figueirense, entre outros, Muricy traz esperanças de um bicampeonato tricolor na Copa do Brasil, além do segundo título brasileiro (o primeiro e único foi em 1984).

Copa do Brasil

O técnico já fez uma previsão do próximo confronto do Fluminense.

- Será uma pedreira (o jogo contra o Grêmio). É ainda mais difícil porque estaremos sem o Conca (expulso contra a Portuguesa) resumiu Muricy. O Grêmio vem de uma grande vitória sobre o Inter (2 a 0 dentro do Beira-Rio, pela final do Gaúcho). Assisti à partida e sei o que é ganhar Gre-Nal, a moral que dá.