Manchestes United vence e assume ponta do Inglês

Portal Terra

LONDRES - O Manchester United venceu o Tottenham por 3 a 1, com dois gols de Giggs, um de Nani e desconto de King, em partida válida pelo Campeonato Inglês. Apesar do resultado final, a partida não foi fácil: até os 35min do segundo tempo, o placar estava empatado. Com o triunfo, a equipe de Alex Ferguson assumiu a liderança, e só a perde caso o Chelsea vença o Stoke neste domingo.

O primeiro tempo do duelo foi tecnicamente fraco. O Manchester, mais uma vez sem Rooney, com o búlgaro Berbatov no comando do ataque, manteve o domínio da posse de bola. Porém, nenhuma boa chance de gol surgiu durante os 45 minutos iniciais.

Na segunda etapa, o jogo melhorou, com bons lances de ambos os lados. Aos 7min, Evra cruzou para Berbatov. O atacante cabeceou rente ao gol de Gomes. Fletcher ainda tentou desviar a bola para as redes, mas não a alcançou. Um minuto depois, Palacios fez jogada individual e chutou de fora da área, rasteiro, para boa defesa de Van der Sar.

Aos 10min, da marca do escanteio, Nani recebeu passe e partiu para a área. O português chutou para a rede, mas por fora. O primeiro gol surgiu logo em seguida. Berbatov entrou na área do Tottenham e passou de calcanhar para Evra, que vinha em velocidade. O lateral francês foi derrubado pelo compatriota Assou-Ekotto: pênalti. Ryan Giggs, aos 12min, cobrou e abriu a contagem para o Manchester.

O Tottenham chegou ao empate aos 24min. Bale cobrou bom escanteio, na cabeça de King. O zagueiro não desperdiçou a oportunidade, vazando a meta do holandês Van der Sar. Após a igualdade no placar, a partida ficou mais aberta. E o Manchester foi atrás da vitória, que lhe garantiria a liderança do campeonato.

Os gols do triunfo do time vermelho saíram nos dez minutos finais. Aos 35min, Fletcher acionou Macheda (que havia acabado de entrar no lugar do lateral brasileiro Rafael), que deu belo passe para Nani. O meia encobriu o goleiro, fazendo belo gol. Nani ainda teve tempo de, aos 39min, sofrer mais um pênalti, que também foi convertido por Giggs.

Agora, o Manchester United lidera o Campeonato Inglês, com 79 pontos. O Chelsea, com 77, precisa vencer o Stoke City caso queira retomar a primeira posição. O Tottenham, que havia vencido Chelsea e Arsenal nas duas últimas rodadas, está com 64 pontos. Permanece em quarto lugar, último posto a garantir vaga na próxima Liga dos Campeões, mas pode perdê-lo caso o Manchester City (62 pontos) vença seu duelo contra o Arsenal.