Flamengo: Presidente demite Braz e Andrade. Novo técnico define sábado

Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - O que já era esperado aconteceu sexta-feira. O técnico Andrade, o vice-presidente de futebol Marcos Braz e o diretor Eduardo Manhães caíram. Apenas o gerente Isaías Tinoco conseguiu se manter no cargo. Depois de muita demora e suspensa, a presidente Patríca Amorim foi até o Ninho do Urubu, em Vargem Grande, anunciar o resultado da reunião de quinta-feira. As demissões em séries deixam o time sem comando nos próximos dias. A própria Patrícia vai acumular a vice-presidência de futebol até a semana que vem. Ela pretende contratar um gestor para o cargo.

Para o lugar de Andrade, os rubro-negros sonham com Joel Santana. A saída de Marcos Braz afastou a possibilidade da volta de Celso Roth, que já tinha salário acertado com o dirigente.

Patrícia Amorim confirmou que já tem alguns técnicos na mira. O nome do substituto deve ser anunciado a qualquer momento

Tenho quatro nomes de técnicos em pauta. Pretendo anunciá-lo ainda sábado, até porque é urgente. Por enquanto, vou acumular a função de vice de futebol também - disse a presidente, admitindo que Joel Santana é um dos técnicos pretendidos. Confirmo interesse no treinador, mas não posso dar muitos detalhes..

A presidente ainda admitiu que esperou a definição da classificação rubro-negra para as oitavas de final da Taça Libertadores para divulgar as mudanças.

Peço até desculpas pela demora no anúncio, mas optei por falar com os jogadores e os envolvidos antes disse Patrícia. Esperei passarmos para a próxima fase da Libertadores, já que essas pessoas merecem sair pela porta da frente do clube. Afinal, deram um título nacional após 17 anos ao clube.

A coletiva de imprensa da presidente foi confusa. Além dos muitos jornalistas que acompanharam a entrevista, era claro que os jogadores não estavam satisfeitos com as demissões. Alguns deles chegaram a chorar na despedida de Braz e Andrade. Patrícia Amorim ironizou a o fato de que os dois demitidos chegarem e saírem juntos do Ninho do Urubu. A relação deles estava estremecida desde a renovação de contrato de Andrade, em janeiro.

Joel Santana saiu do Flamengo em 2008 para comandar a África do Sul. Curiosamente, deixou clube depois de ter sido eliminado de forma vergonhosa no Maracanã pela fase de oitavas de final da Taça Libertadores, com uma derrota de 3 a 0 para o América do México. Se voltar, poderá conduzir o time para a classificação que não conseguiu há dois anos.

Fiquei espantada com a união dos dois. Eles conversaram bastante, chegaram juntos, foram embora juntos, almoçaram juntos disse a presidente. Não sabia que eles tinham essa ligação. Se essa demissão serviu para unir os dois, não foi tão ruim assim.

Joel Santana

A situação do técnico deve ser definida sábado. O Flamengo tem pressa para definir o novo comandado para o jogo de quarta-feira, pela Taça Libertadores, contra o Corinthians. D acordo com o empresário de Joel Santana, Léo Rabello, o clube rubro-negro já havia feito proposta para ter Joel, que fez uma contra-proposta. O procurador, no entanto, acredita que o atual campeão carioca vá conversar com os dirigentes do Botafogo antes de tomar alguma decisão.