Com grito de "Cuca", Fred faz três e Flu elimina Portuguesa

Portal Terra

RIO - Em partida que marcou a estreia de dois treinadores - o interino Mário Marques pelo Fluminense, e o recém-contratado Vadão pela Portuguesa - o time tricolor contou com três gols do artilheiro Fred para vencer os paulistas por 3 a 2, no Maracanã, e avançar às quartas de final da Copa do Brasil. Durante o jogo, a torcida gritou o nome do técnico Cuca, demitido após a eliminação no Campeonato Carioca.

Após o show de Fred no primeiro tempo, o Fluminense recuou demais na segunda etapa e permitiu que a Portuguesa encostasse no placar. O adversário dos cariocas na próxima fase será o Grêmio, que eliminou o Avaí.

O time da casa precisava só de um empate para garantir passagem às quartas, mas abriu o placar logo aos 2min de jogo. Júlio César levantou a bola da esquerda, o goleiro Fábio falhou feio e soltou a bola nos pés de Fred, que só precisou bater para o gol vazio.

Precisando virar a partida, a Portuguesa tentou com chute de longe de Gláuber aos 4min, mas a bola passou à esquerda do gol de Rafael. O time paulista errava muitos passes e não conseguia passar do meio de campo. Até que, aos 15min, Alan foi tocado na área por Domingos, caiu e ganhou pênalti para o Fluminense. Fred bateu forte e ampliou a vantagem tricolor: 2 a 0.

Não demorou muito para Fred fazer seu terceiro gol na partida. Aos 20min, Júlio César cruzou forte e Mariano dominou do lado direito. O lateral tocou para trás e o capitão do Fluminense encheu o pé para aumentar o placar e deixar os cariocas em posição muito confortável no confronto.

Podendo levar até três gols, os donos da casa diminuíram o ritmo e passaram a manter a posse de bola na defesa, enquanto o time rubro-verde tentava achar espaços para atacar. Aos 33min, Acleisson tentou de fora da área, mas mandou a bola muito longe do gol.

Com 41min, o Fluminense respondeu, novamente com Fred, que bateu falta rasteira com muito perigo, para fora. Héverton quase diminuiu para a Portuguesa aos 43min, mas Rafael se esticou para fazer a defesa e o intervalo chegou sem outras alterações no placar.

Vadão tentou lançar a Portuguesa à frente, sacando Acleisson, que atuava como terceiro zagueiro, para a entrada do atacante Luiz Carlos no intervalo. Porém, foi a equipe tricolor quem começou melhor o segundo tempo. Aos 3min, Wellington Silva recebeu lançamento de Conca, encarou a marcação e bateu no pé da trave.

Conca teve boa chance de fazer o quarto gol aos 13min, recebendo livre na entrada da área, mas pegou muito embaixo na bola e mandou por sobre o travessão. Dois minutos depois, Júlio César recebeu de Wellington Silva, passou pelo goleiro Fábio, mas saiu com bola e tudo pela linha de fundo.

O Fluminense recuou demais e permitiu que a Portuguesa melhorasse no jogo. Aos 28min, Fabrício bateu forte da entrada da área, a bola desviou na zaga e sobrou para Luís Ricardo, que fuzilou Rafael no rebote para diminuir. Quatro minutos depois, o goleiro tricolor fez uma grande defesa em chute de Fabrício.

Aos 36min, os paulistas encostaram no placar em bela cobrança de falta do lateral Paulo Sérgio, que acertou o canto direito de Rafael. A reação pareceu possível quando Conca foi expulso pouco depois, deixando o Fluminense ainda mais recuado, com Wellington Silva substituído pelo volante Diogo. Porém, os anfitriões se seguraram, saindo do Maracanã com a vitória e a classificação.

FICHA TÉCNICA

Fluminense 3 x 2 Portuguesa

Gols

Fluminense: Fred, aos 2min, 17min e 20min do 1º tempo

Portuguesa: Luís Ricardo, aos 28min, e Paulo Sérgio, aos 36min do 2º tempo

Ponto Forte do Fluminense

Ímpeto ofensivo no início do jogo e oportunismo de Fred

Ponto Forte da Portuguesa

Chutes perigosos de longa distância e chegadas dos laterais

Ponto Fraco do Fluminense

Postura muito recuada no segundo tempo, permitindo o crescimento da Portuguesa

Ponto Fraco da Portuguesa

Desorganização ofensiva, com muitos erros de passe no ataque

Personagem do jogo

Fred, que definiu a vitória do Fluminense com três gols em 20 minutos

Esquema Tático do Fluminense

3-5-2

Rafael; Gum, Cássio e Leandro Euzébio; Mariano, Diguinho, Everton, Conca e Júlio César (Dieguinho); Alan (Wellington Silva, depois Diogo) e Fred. Técnico: Mário Marques

Esquema Tático da Portuguesa

3-5-2

Fábio; Domingos, Thiago Gomes e Acleisson (Luiz Carlos); Paulo Sérgio, Gláuber, Marco Antônio (Marcos Paulo), Athirson (Henrique) e Fabrício; Héverton e Luís Ricardo. Técnico: Vadão

Cartões amarelos

Fluminense: Mariano e Conca

Portuguesa: Domingos, Gláuber e Marcos Paulo

Cartão vermelho

Fluminense: Conca

Árbitro

Wilton Pereira Sampaio (DF)

Local

Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)