Abatidos, jogadores do Flamengo fazem contas para a classificação

JB Online

RIO DE JANEIRO - Flamengo e Internacional protagonizaram a disputa pelo título do Campeonato Brasileiro de 2009. O Rubro-negro acabou com o título e, nesta quinta-feira, as duas equipes voltam a ser personagens principais do futebol brasileiro, desta vez na Libertadores. A equipe carioca está com 10 pontos, em segundo lugar do grupo 8, e precisa que o time gaúcho vença seu jogo para conseguir avançar às oitavas da competição. Além disso, outros dois confrontos precisam ter resultados favoráveis ao Fla.

O Flamengo torce para não haver empate no jogo do Colorado, contra uma vitória do Cerro, do Uruguai, por mais de dois gols diante do Emelec (EQU) e ainda contra o um triunfo do Racing, também do Uruguai, por mais de três gols diante do Cerro Porteño (PAR).

A situação pode parecer muito complicada, mas o Flamengo, de acordo com o matemático Tristão Garcia, não está tão mal assim. Com 62% de chances de entrar nas oitavas, o Rubro-negro está atrás apenas de Universitário (99%), que entraria em segundo colocado de seu grupo, e Internacional (68%), que entrará em primeiro de seu grupo caso vença hoje.

Segundo Tristão, os demais candidatos às vagas nas oitavas têm a seguinte chance de classificação: Deportivo Quito - EQU (46%), Cerro - URU (24%) e Racing - URU (1%).

Apesar das estatísticas de Tristão Garcia, os jogadores do Flamengo não estão confortáveis com essa torcida por outros times.

"Acho que deveríamos ter feito a nossa parte ontem. Fizemos de tudo para que isso acontecesse, mas, infelizmente, não conseguimos marcar mais gols. Agora vamos esperar. Só posso dizer que estou tranquilo. Acredito que ainda temos boas chances e vamos ficar na torcida por isso. Espero que os resultados nos ajudem, afinal a Libertadores é o nosso maior objetivo em 2010", afirmou o volante Maldonado.

Já estão classificados Corinthians, São Paulo, Once Caldas (COL), Estudiantes (ARG), Alianza Lima (PER), Libertad (PAR), Nacional (URU), Banfield (ARG), Velez (ARG), Cruzeiro, Universidad de Chile (CHI), além de San Luis (MEX) e Guadalajara (MEX).

Informações - site oficial do Flamengo