Com Juan de volta ao time, Flamengo decide sua vida na Libertadores

JB Online

RIO DE JANEIRO - O Flamengo disputa neste ano de 2010 sua terceira Copa Libertadores da América em quatro anos. Desde 2007, a equipe só ficou de fora da competição em 2009. Em 2007 e 2008, avançou às oitavas de final, mas acabou eliminado. Para começar a mudar esta história e manter vivo o sonho do bicampeonato da competição, o time precisa vencer o Caracas nesta quarta-feira, no Maracanã.

Vencer e por uma diferença de dois gols. Uma das principais armas do técnico Andrade para que o Flamengo consiga seu objetivo são as jogadas pelas laterais do campo. Com Juan, por exemplo. O lateral-esquerdo volta ao time nesta quarta, após ficar de fora da final da Taça Rio contra o Botafogo, e está muito motivado para a partida.

"Foi duro ficar de fora daquela partida. Sofri vendo o jogo, ainda mais com o resultado não sendo o que nós precisávamos. Mas, o momento é de transformar esse sentimento ruim em algo positivo contra o Caracas, que é mais uma decisão, outro jogo muito importante para nós. Com certeza, vou voltar buscando fazer meu melhor para conseguirmos a vitória", disse.

Desde 2006, quando chegou à Gávea, Juan é uma das válvulas de escape da defesa para o ataque, e nesta quarta não deve ser diferente. O camisa 6, no entanto, sabe que terá que ter cautela no jogo de logo mais, que para ele, não será fácil.

"Tudo depende muito da situação do jogo. O importante é atacar com inteligência e não se desesperar. Precisamos ter calma e saber aproveitar as oportunidades para marcar. Temos que pensar em uma coisa de cada vez. Com naturalidade, vamos tentar fazer o saldo de gols. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não será um jogo fácil. Não é porque o Caracas já está eliminado que vai facilitar para a gente", analisou.

É vencer ou vencer - A missão rubro-negra é conseguir a classificação, independente de quem será o adversário na próxima fase.

"Na nossa situação, o importante é classificar. Aí, na próxima fase, não importa quem passou em primeiro ou segundo, é mata-mata e tudo muda. Libertadores é um campeonato diferente, muito complicado, não tem jogo fácil e na próxima fase é uma outra competição", completou Juan.

Como precisa vencer de qualquer forma, o técnico Andrade vai mandar a campo uma equipe mais ofensiva nesta quarta. O time já está escalado e enfrenta o Caracas com Bruno, Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Michael e Vinícius Pacheco; Vagner Love e Adriano.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO X CARACAS (VEN)

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Data/hora: 21/4/10 - 21h50

Arbitro: Jorge Larrionda (URU)

FLAMENGO: Bruno, Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Michael e Vinicius Pacheco; Vagner Love e Adriano. Técnico: Andrade.

CARACAS(VEN): Vega, Camacho, Bustamante, Alejandro Cichero e Gabriel Cichero; Lucena, Jiménez, Gómez e Figueroa; Valoyes e Castellín. Técnico: Ceferino Bencomo.

Informações - site oficial do Flamengo