Sindicalistas fazem vaquinha para pagar multa de Lula

Portal Terra

SÃO PAULO -

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados de São Paulo (SINDPD) decidiu nesta sexta-feira que vai fazer uma vaquinha para pagar a multa de R$ 10 mil imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao presidente Luis Inácio Lula da Silva por campanha eleitoral antecipada em favor da ministra Dilma Rousseff, durante um evento da categoria no dia 22 de janeiro.

Será organizada uma campanha de arrecadação para arrecadar o valor da multa, uma vez que a direção da entidade considerou ¿injusta e lamentável a decisão tomada pelo Tribunal¿. A coleta das doações será feita pelos diretores do sindicato entre sócios, funcionários e pessoas que queiram contribuir.

"Mesmo considerando injusta a decisão do TSE, iniciaremos uma campanha de cotização entre nossos diretores, filiados e amigos para efetuar o pagamento da multa", afirmou o presidente do SINDPD, Antonio Neto, em nota divulga pela entidade.

Nessa quinta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, por 4 votos a 3, que o decidiu multar Lula por propaganda eleitoral antecipada em favor da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à sucessão presidencial. O julgamento do recurso da oposição sofreu uma reviravolta quando o presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, mudou o voto antecipado na semana passada para acolher a acusação. O TSE livrou a ministra da acusação.

No recurso, o DEM, o PPS e o PSDB questionaram a decisão do ministro auxiliar Henrique Neves, que determinou o arquivamento da representação. Ele considerou que não houve a intenção de promover campanha em favor de Dilma no discurso proferido pelo presidente na inauguração da sede do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados de Empresas de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.

Do discurso de Lula, a oposição destacou o trecho: "a cara do Brasil vai mudar muito e quem vier depois de mim, e eu por razões legais não posso dizer quem é, e espero que vocês adivinhem, vai encontrar um programa pronto com dinheiro no Orçamento, porque estou fazendo o PAC 2".