Cacá Bueno domina treinos da primeira etapa da Stock Car

Portal Terra

SÃO PAULO - Neste domingo, em Interlagos, começa a temporada da Stock Car. O piloto e atual campeão Cacá Bueno, da equipe Red Bull, liderou a primeira sessão de treinos, ainda com pista seca, já que a chuva que castigou a capital nesta sexta-feira aconteceu pouco depois desta primeira parte do treino.

A forte chuva causou danos na montagem da estrutura de um camarote VIP e a pista molhada impediu que a marca de Cacá fosse melhorada. Além disso, o piloto Xandinho Negrão, da Medley, enfrentou um vazamento de óleo logo no início da sessão e perdeu o tempo necessário aos reparos. Na soma das etapas, ele acabou ficando na 21ª posição.

Antes do início das atividades de pista, as equipes foram notificadas sobre as novas modificações técnicas que visam a garantir a resistência dos motores. Como as quebras ainda causam muita preocupação na Stock Car, os motores V8 sofreram redução de 300 giros, alcançando agora o máximo de 6.000 rotações por minuto. Isto causou uma perda de potência e a estimativa de ganho com a utilização do sistema de nitro, chamado "push to pass", que causa um súbito aumento da velocidade do carro, diminuiu de 50 para 40 cavalos.

Os pilotos aproveitaram o asfalto ainda seco para trabalhar no acerto dos carros e na verificação do consumo de combustível, já que houve uma mudança da gasolina para o etanol. Como o etanol consome mais - faz cerca de 800 metros por litro -, existe a expectativa de que os carros tenham de realizar duas paradas para reabastecimento e não apenas uma como aconteceu nos últimos anos.

A ordem da largada será conhecida neste sábado, após das três sessões classificatórias. Assim como no campeonato passado, na última etapa os seis mais rápidos decidirão a pole pela média das três melhores voltas.

A largada da corrida de estreia da Stock Car está prevista para domingo, às 11 horas (de Brasília).

Confira os 10 primeiros colocados no treino desta sexta-feira:

1. Cacá Bueno (Peugeot) - 1min38s802

2. Ricardo Maurício (Chevrolet) - 1min39s067

3. Allam Khodair (Peugeot) - 1min39s211

4. Antonio Jorge Neto (Peugeot) - 1min39s279

5. Duda Pamplona (Chevrolet) - 1min39s284

6. Marcos Gomes (Peugeot) - 1min39s383

7. Nonô Figueiredo (Chevrolet) - 1min39s405

8. Thiago Camilo (Chevrolet) - 1min39s412

9. Max Wilson (Chevrolet) - 1min39s524

10. Constantino Jr. (Peugeot) - 1min39s586