Fãs da F1 querem briga Schumacher x Alonso e 'mais tradição'

Portal Terra

LONDRES - Em meio às críticas até dos pilotos que detectam falta de emoção na nova Fórmula 1, a Fota (associação de equipes da categoria) resolveu ouvir os fãs para tentar melhorar esse cenário. Assim, a entidade entrevistou 84.456 pessoas e chegou à conclusão de que a maioria delas sonha com duelos mano a mano entre Michael Schumacher e Fernando Alonso e defende a permanência de circuitos tradicionais no calendário.

Durante os últimos meses, a Fota procurou saber a opinião de aficionados pela categoria de 174 países diferentes. Com o resultado, divulgado pelo diário espanhol Marca nesta terça-feira, as escuderias já sabem o que mais e o que menos agrada a seu público, em quais aspectos deve evoluir e de quais pode prescindir.

Nessa radiografia da Fórmula 1, saíram perdendo o presidente da FOM (que controla os direitos comerciais da categoria), Bernie Ecclestone, e o ex-presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Max Mosley.

Isso acontece porque a maior parte do público não gosta de corridas de rua ou noturnas, características que vêm sendo defendidas por Ecclestone na recente expansão do campeonato, preferindo que sejam mantidos os grandes prêmios clássicos, especialmente os de Mônaco, Itália, Inglaterra, Alemanha e Bélgica.

A proposta defendida arduamente por Mosley no ano passado, quando um teto orçamentário para as equipes de 40 milhões de libras (R$ 108 milhões) chegou a ser aprovado antes de descartado, também não conta com o aval dos fãs. Eles querem que a Fórmula 1 preserve sua filosofia de apresentar o que mais de avançado há em tecnologia automobilística no mundo.

Diante de tantas cobranças por mais emoção e tradição nas pistas, os torcedores ao menos aprovaram o novo sistema de pontos da categoria, que buscou valorizar as vitórias ao premiar com 25 pontos o ganhador de cada corrida. Eles ainda sugeriram mudanças nas transmissões de televisão, querendo ter a chance de ver a tela dividida com as imagens de dois pilotos de sua preferência ao mesmo tempo.