Combinação de resultados pode assegurar vaga antecipada ao Fla

Jornal do Brasil

RIO - Líder do Grupo A com o mesmo número de pontos que o Fluminense (13), o Flamengo pode conseguir sua classificação para as semifinais da Taça Rio quarta-feira. Para isso, no entanto, terá de vencer o Tigres, às 19h30, no Engenhão, e torcer para uma combinação nada simples: derrotas de Boavista, Bangu, Duque de Caxias e Olaria - todos com quatro pontos a menos que o time rubro-negro.

Depois do emocionante empate no clássico contra o Botafogo, o Flamengo volta a campo com novidades. O zagueiro Álvaro não enfrentará o time da Baixada Fluminense. Ele ainda sente dores no joelho esquerdo, depois de uma leve entorse no domingo. Deverá ser substituído por David, mas Angelim ainda tem chances de entrar jogando. Outro que está fora é o volante Toró, que tomou seu terceiro cartão amarelo. Petkovic foi mantido no meio-campo no lugar de Vinícius Pacheco.

As notícias boas ficam por conta do retorno dos laterais. Leonardo Moura se recuperou de uma entorse no tornozelo direito e vai para a partida. Assim como o seu companheiro Juan, que cumpriu suspensão por ter tomado o terceiro cartão amarelo. Mas a volta mais comemorada deverá ser a do volante Maldonado, que não joga há mais de cinco meses por ter lesionado o joelho esquerdo. Terça-feira, o chileno participou de um treino tático comandado por Andrade. Maldonado substituiu Toró.

Fica a ansiedade de voltar a jogar e estar no time. Estou tranquilo, o pior já passou. Tenho de trabalhar para retornar ao time no próximo jogo disse o volante chileno, que admite não saber como será seu comportamento em campo. A responsabilidade vai aumentar. Entrarei em campo para dar o meu melhor. Se vou jogar bem ou mal é outra história.

Copa do Mundo

Maldonado se contundiu atuando pela seleção chilena. Uma de suas maiores preocupações é justamente retornar a vestir a camisa de seu país. O jogador segue sonhando com a participação na Copa da África do Sul. Em contato constante com o técnico da seleção chilena, Marcelo Bielsa, Maldonado ainda espera a convocação. O volante explica que tem falado constantemente com o treinador e que ainda há tempo para ele mostrar que está recuperado.

Ainda tem tempo. Ele (Marcelo Bielsa) foi ao jogo no Chile pensando que eu poderia jogar um pouco, mas estamos em contato sempre. Eles estão esperando para ver como eu estou para decidirem se me convocam ou não explicou Maldonado.

Já o técnico Andrade tem outras preocupações. Acostumado a ver a torcida do Flamengo comparecer em peso ao Maracanã, o treinador está decepcionado com o público pequeno que tem acompanhado os jogos do time rubro-negro. No domingo, apenas 6 mil pessoas pagaram ingresso para ver o empate em 2 a 2 com o Botafogo. O técnico pediu para os rubro-negros voltarem a comparecer aos estádios para apoiar o time.

O torcedor do Flamengo sempre foi muito fiel. É estranho ver jogos com estádio vazio. Está na hora de a torcida fazer a parte dela e existir uma aproximação maior declarou.

>> Súmula

Flamengo: Bruno; Leonardo Moura, David, Fabrício e Juan; Willians, Maldonado, Kleberson e Petkovic; Vagner Love e Adriano. Técnico: Andrade.

Tigres: Rodolpho; Ronaldo, Paulo Cesar, Zé Carlos e Celico; Leão, Dênis, Geovani e Daniel Silva; Clayton e Gilcimar. Técnico: Sorato.

Horário: 19h30. Local: Engenhão.

Arbitragem: Djalma José Beltrami, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia e Gilberto Stina Pereira. Transmissão: Première.