Benfica vence Porto e conquista Taça da Liga de Portugal

Portal Terra

PORTUGAL -

Deu Benfica no grande clássico deste domingo no futebol português. Jogando em Faro pela final da Taça da Liga de Portugal, o time de Lisboa derrotou o rival Porto por 3 a 0 e garantiu sua primeira conquista nacional na atual temporada.

A vitória no Estádio do Algarve coroou a campanha benfiquista na competição. Ao longo de sua curta trajetória, a equipe vermelha - que entrou apenas na terceira fase - despachou Rio Ave, Nacional da Ilha da Madeira, Vitória de Guimarães e Sporting. Com a partida deste domingo, foram quatro vitórias e um empate em cinco jogos.

No duelo diante do Porto, o Benfica demonstrou sua superioridade e abriu o placar logo aos 10min. Após roubar a bola da defesa portista no meio de campo, o meia Ruben Amorim avançou pela direita e bateu de longe. A bola saiu rasteira e foi em cima do goleiro Nuno, mas o camisa 33 falhou feio e permitiu que ela entrasse, garantindo o primeiro gol do jogo.

Mas o brasileiro Alan Kardec quase compensou ao marcar um belo gol contra aos 33min. Do meio de campo, o ex-jogador de Vasco e Internacional tentou recuar a bola para o goleiro Quim; porém, exagerou na força e quase surpreendeu o companheiro, mandando a bola rente ao gol e dando ao Porto um escanteio, que não foi aproveitado.

Mesmo assim, o Benfica continuou melhor e fez 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Após falta cometida por Raul Meireles, Carlos Martins bateu de longe e ampliou para a equipe do Estádio da Luz. O placar irritou Bruno Alves, capitão do Porto, que trocou empurrões com Pablo Aimar e deixou o campo no intervalo furioso.

Igualmente impaciente, a torcida azul chegou a arremessar uma cadeira no gramado no segundo tempo. Sem controle, o time de Jesualdo Ferreira abusou das faltas, sem que o árbitro Jorge Souza tomasse providências. Na defesa, o Benfica conseguiu evitar a aproximação dos rivais, e ainda marcou o terceiro nos acréscimos: Cardozo, aproveitando o rebote após a jogada de Amorim com Saviola.

Ao Porto, resta tentar a conquista na Taça de Portugal, na qual enfrenta o Rio Ave nas semifinais. Eliminado da Liga dos Campeões da Europa e dependendo de tropeços de Sporting Braga e do próprio Benfica no Campeonato Português, o time tem poucas chances de não terminar a temporada 2009/2010 no zero.

Passada a final deste domingo, os dois times voltam a campo no próximo final de semana, já pela 24ª rodada do Campeonato Português. No sábado, o Benfica - que é líder - recebe o Braga, em partida que deve valer a primeira posição ao vencedor. No dia seguinte, o Porto - terceiro colocado - vai a Lisboa para encarar o lanterna Belenenses.