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ESPANHA - Quatro equipes deverão mudar o design dos difusores de seus carros para o Grande Prêmio da Austrália, na próxima semana. De acordo com o jornal espanhol Marca, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu recolocar em pauta a polêmica sobre tal componente após considerar como excessivo o tamanho da peça da McLaren no Bahrein, no último domingo.
Na etapa que abriu a temporada 2010 da F1, a equipe britânica havia recebido o aval da FIA para colocar em pista os carros com tal difusor. A Federação, entretanto, considerou grande demais os buracos do motor de arranque externo do time, que deverá fazer os reparos necessários para a próxima semana. Mercedes GP, Renault e Force India também devem precisar dos ajustes.
A medida, porém, gera controvérsia: o tamanho das fendas do difusor não infringe o estatuto da Fórmula 1, uma vez que a FIA não estabalece um tamanho específico das peças.
Essa brecha no regulamento, entretanto, teria sido aproveitada por algumas equipes para inovar - a exemplo do que fez a BrawnGP no ano passado, quando os difusores se tornaram, por algum tempo, os protagonistas da temporada.
Em Sakhir, no Bahrein, a McLaren argumentou não utilizar difusores maiores do que da Brawn no ano passado. Martin Whitmarsh, diretor da equipe de Lewis Hamilton e Jenson Button, endossou a versão de que a BrawnGP utilizava em 2009 peças com as aberturas do motor de arranque maiores do que as desta temporada.
Especula-se que a FIA direcionou uma nota oficial a todas as equipes com normas específicas a respeito dos difusores. A entidade máxima do automobilismo mundial teria estabelecido as dimensões exatas para os diâmetros das fendas do motor de arranque e uma área máxima pertitida.