Por Copa, Ronaldinho ganha "campanha" na internet

Portal Terra

DA REDAÇÃO - Ronaldinho merece disputar a Copa do Mundo de 2010? A pergunta, da qual Dunga se esquiva, vem sendo respondida por internautas, que criaram nesta sexta-feira uma manifestação que pode ajudar a convencer o técnico a levar o camisa 80 do Milan para a África do Sul. A página virtual tem como destaque uma votação por meio do Twitter para mostrar que a população nacional com acesso à internet gostaria de ver o duas vezes melhor do mundo de volta à Seleção.

O site www.ronaldinhonacopa.com.br, criado por um grupo de amigos de Porto Alegre, expõe uma discussão entre os amigos Eduardo e Cristiano, dois gremistas que não chegavam a um acordo sobre o merecimento de Ronaldinho. O primeiro, que considera o astro do futebol mundial como persona non grata no Olímpico Monumental por conta da saída conturbada em 2001, é contra; o segundo, a favor.

"No total, são sete amigos que se juntaram e dividiram funções para fazer esse site", conta o publicitário Eduardo, que sublinha o fato de usar a ferramenta de mídias sociais para que os votos sejam computados. "É inédito usar o Twitter para medir a opinião pública sobre esse assunto. Queremos agora sentir o peso dessa votação", acrescenta.

Para votar, o internauta precisa apenas postar em seu Twitter uma mensagem com a richietag que será computada automaticamente no placar da página: #ronaldinhosim e #ronaldinhonao são as alternativas.

A página não tem fins lucrativos e nem projeção de quantos internautas deixarão suas opiniões a respeito de Ronaldinho. Porém, Eduardo não esconde a intenção de que a iniciativa seja vista pelo jogador do Milan e, também, por Dunga.

Nas primeiras horas de votação, a opção "Sim - Toca o terror lá na África" despontou na preferência dos eleitores em relação à "Não - Volta para casa e curte com o Galvão". Quase três vezes mais internautas pedem para que o pentacampeão vá para a sua terceira Copa.