Com brasileira ao volante, carro da Indy atinge 150 km/h em rua de SP

Portal Terra

SÃO PAULO - Um carro da Fórmula IndyCar Series passou pelas ruas de São Paulo a cerca de 150 km/h na manhã desta quinta-feira. Como forma de divulgar a etapa paulistana da categoria americana, a brasileira Bia Figueiredo guiou um modelo promocional de dois lugares (biposto) por algumas das principais avenidas da cidade.

O trajeto de Bia começou às 5h40 (de Brasília) desta quinta em frente ao Teatro Municipal, no Centro de São Paulo, e na sequência incluiu a Avenida 23 de Maio. Ela ainda deu duas voltas no Monumento às Bandeiras, na região do Parque do Ibirapuera, e encerrou seu percurso dez minutos depois em outro cartão-postal da cidade, o Obelisco.

O cálculo de velocidade não pôde ser feito com exatidão, pois o veículo promocional não tinha medidor de velocidade, mas a piloto acredita ter atingido 150 km/h na 23 de Maio.

- Não dava para correr muito, porque em certos lugares pessoas atravessavam. Quase peguei uma mulher com um cachorro - disse ela, achando curiosa a reação de estranheza de muitos espectadores que não sabiam do evento.

Para colocar em prática a volta extremamente rápida, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) realizou um esquema especial, impedindo o trânsito de automóveis nas cercanias das ruas pelas quais a piloto passou.

- É emocionante ver o trânsito parar por sua causa, é legal andar em um trecho em que ando normalmente de carro com um Fórmula Indy - afirmou Bia, nascida em São Paulo em 1985.

Primeira mulher a vencer uma corrida na Fórmula Renault e na Indy Lights, Bia Figueiredo estreará na IndyCar Series em 14 de de março, no grande prêmio a ser organizado no Sambódromo e em um trecho da Marginal Tietê. Por enquanto, ela tem contrato com a equipe Dreyer & Reinbold Racing somente para a etapa paulistana, porém confia em permanecer na categoria durante toda a temporada.