Portal Terra
LONDRES - O pensamento já está na Copa do Mundo. Faltando 100 dias para o início da competição e com a cabeça na África do Sul, a Seleção Brasileira encara a Irlanda nesta terça-feira, às 17h05 (de Brasília), no último amistoso antes da convocação final para o Mundial.
O jogo no Emirates Stadium, que é considerado a casa brasileira na Europa, será o ensaio final antes da competição mais importante desde que Dunga assumiu o cargo de treinador há três anos e meio, após a derrota de Carlos Alberto Parreira na Alemanha em 2006.
- Temos que colocar na cabeça de todo mundo que a Seleção tem que se focar apenas na Copa do Mundo. Vamos buscar o objetivo maior - afirmou Dunga após o treino de segunda-feira, o único no estádio do Arsenal antes do duelo com os irlandeses.
O comandante deixou claro que o grupo atual deve ser o mesmo da Copa do Mundo. Poucas mudanças devem acontecer até a lista definitiva. Por isso, o amistoso na capital inglesa ganha ainda mais importância.
- É o último jogo antes da Copa. As coisas vão se afunilando, então será uma partida muito importante. Temos que melhorar ainda mais - avaliou Kaká, um dos líderes da Seleção e que também já pensa no Mundial, que será o terceiro de sua carreira.
A Seleção entrará em campo com o que tem de melhor. Mas Dunga, preocupado com o desgaste de alguns atletas que jogaram domingo na Europa, deve fazer o maior número possível de alterações durante o jogo para evitar lesões na reta final da Copa.
A dúvida do treinador está no meio-campo. Elano e Ramires disputam a quarta vaga no setor, que já tem Felipe Melo, Gilberto Silva e Kaká. No ataque, Luís Fabiano, machucado, é desfalque. Adriano deve ser o companheiro de Robinho, deixando Nilmar no banco de reservas.
Já a Irlanda recebeu o amistoso com o Brasil como um prêmio de consolação após a polêmica eliminação na repescagem europeia para o Mundial. A equipe perdeu a vaga para a França depois de um gol originado por um toque de mão do atacante Thiery Henry.
O atacante Robbie Keane é a esperança de gols do país. O jogador, que chegou a ser cortado por lesão, se recuperou e deve ficar na reserva contra o Brasil. Os torcedores irlandeses, empolgados pela heroica vitória sobre a Inglaterra no rugby no último domingo, prometem fazer uma grande festa em Londres.