Com 2 ouros, cabeludo cumpre sonho e "vira" super-herói

Portal Terra

VANCOUVER - Charles Hamelin, 25 anos, quando criança sempre quis ser um super-herói de histórias em quadrinhos. De certo modo, o sonho do canadense se tornou realidade na última sexta-feira, dia no qual conquistou duas medalhas de ouro na patinação de velocidade em pista curta, resultados fundamentos para que o país assumisse provisoriamente a ponta do quadro geral de medalhas na Olimpíada de Vancouver.

Segundo contou aos repórteres após fazer história, Hamelin ainda era uma criança quando decidiu deixar seu cabelo crescer para ficar parecido com o visual dos super-heróis. Hoje um atleta e ainda cabeludo, ele virou um verdadeiro ícone para o Canadá na sexta, quando ganhou o ouro no revezamento por equipes e nos 500 m individuais.

Logo depois de obter sua primeira conquista em Vancouver, o canadense curiosamente tomou uma atitude digna dos quadrinhos, saindo em direção às arquibancadas do Coliseum Stadium para beijar sua amada, Marianne St-Gelais, medalhista de prata nas mesmas duas provas da patinação feminina na Olimpíada. "Isso era algo que eu tinha de fazer", disse o campeão.

Naquele momento, Hamelin falava sobre a namorada, mas poderia comentar na verdade os seus brilhantes resultados. Modesto, o novo "super-herói" canadense negou que imaginasse triunfar duas vezes nos Jogos. "Meu objetivo era trazer uma medalha por equipes e outra individual. Não importava a cor", afirmou.

Não fossem seus dois ouros, de qualquer forma, o país não teria virado uma noite, a desta sexta-feira, na ponta do quadro pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Vancouve. A vantagem para a Alemanha, segunda colocada, é de uma medalha dourada.

Entenda a prova da patinação no gelo - traçado curto

A patinação no gelo - traçado curto - é realizada em uma pista oval de 111,12 m na qual curvas estreitas dificultam o controle dos atletas. Eles competem uns contra os outros, sem se importar com o tempo.

A disputa consiste em uma série de eliminatórias envolvendo quatro ou seis esportistas. Os dois primeiros em cada uma delas avançam à próxima rodada, em um sistema que é mantido até quatro chegarem à final.

Esse estilo de patinação inclui ainda o revezamento masculino e feminino, que ocorre em dois dias. Oito times de quatro patinadores - mais um reserva - participam dessa prova. São as equipes que decidem quantas voltas cada membro completará, sendo que pelo menos um deles deve girar ao menos duas vezes.

Em vez de passar um bastão, cada atleta que estiver na pista precisa apenas encostar em seu companheiro para completar a troca.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.