Apesar dos desfalques, Andrade crê em uma boa estreia na Taça Rio

Jornal do Brasil

RIO - A sexta-feira, dia 26, foi uma espécie de sexta-feira 13 em dobro para o Flamengo, deixando Andrade preocupado com a estreia do time na Taça Rio, contra o Macaé, sábado, às 19h30, em Volta Redonda. Aconteceu tudo de ruim na Gávea: Adriano, para variar, faltou ao treino, Kleberson chegou quase uma hora atrasado e, para completar a sexta-feira negra do Flamengo, Petkovic e Álvaro se contundiram e foram vetados.

Em resumo: Andrade terá nada menos do que quatro desfalques no início da difícil trajetória do time para conquistar a Taça Rio e decidir o título estadual contra o Botafogo.

Dois dos quatro desfalques já eram mais do que certos: Adriano e Kleberson, que vão defender a Seleção Brasileira no último amistoso do Brasil antes da Copa do Mundo, terça-feira, contra a Irlanda, em Londres. Mas ambos teriam que participar do treino.

Mais tarde surgiu a informação de que o Imperador, dono das mais variadas regalias na Gávea, havia sido liberado da atividade. Verdade ou não, ele mandou a avó, dona Wanda, ir ao clube pegar seu passaporte para poder viajar com a Seleção sábado à noite.

Adriano e Kleberson, inclusive, viajam com a Seleção, sábado, às 18h, uma hora e meia antes do jogo do Flamengo, e, também, desfalcarão o time no jogo de quarta-feira, contra o Madureira.

Mas os desfalques de Pet e Álvaro não estavam no script de Andrade. O técnico já havia decidido escalar Pet de início no meio-campo, adiantando o meia Vinícius Pacheco para formar o ataque com Vagner Love. Mas o sérvio sentiu dores na coxa durante o 'rachão' e sequer viajou com a delegação para Volta Redonda.

Tenho a troca simples com a entrada do Mezenga no lugar do Adriano. Mas posso colocar o Vinícius na frente e ver se Ramon e Maicon ficam no meio-campo especulou Andrade, em dúvida.

Já em relação ao substituto de Álvaro, o técnico não teve dúvidas: David, que tem entrado bem no time, fará a dupla de zaga ao lado de Fabrício.

Bruno está de volta

Para não dizer que a sexta-feira foi de todo ruim na Gávea, o goleiro Bruno, que não enfrentou o Universidad Católica, pela Libertadores, treinou normalmente, mostrando estar recuperado das dores na coxa direita. Ele volta ao time em lugar de Marcelo Lomba.

Após o recreativo, a delegação foi para a concentração, num hotel na Barra, viajando à noite para Volta Redonda.

Andrade avisa: segundo turno agora é obrigação

Apesar de ter ficado satisfeito com a vitória de 2 a 0 sobre o Universidad Católica, do Chile, na estreia do time na Taça Libertadores, o técnico Andrade reuniu os jogadores do Flamengo, sexta-feira, e avisou que não abre mão de conquistar a Taça Rio para decidir o título estadual contra o Botafogo. Para o treinador, a Libertadores, hoje, fica em segundo plano. O foco é, também, estrear na Taça Rio com vitória sobre o Macaé.

- Fala-se muito em Libertadores, mas não vamos abrir mão da Taça Rio. Se tiver a chance de chegar, faremos mais uma final contra o Botafogo. Agora é pensar no Carioca, até porque a Libertadores será só daqui a duas semanas disse o treinador, referindo-se ao jogo contra o Caracas, dia 10, em Caracas.

Andrade trabalha para manter elevada a motivação dos jogadores, já que o Flamengo ainda tem condições de conquistar o inédito tetracampeonato estadual. Conquistar a Taça Rio servirá, também, como uma motivação a mais depois de o time ter fracassado na Taça Guanabara, quando foi eliminado pelo Botafogo nas semifinais.

Mesmo com os quatro desfalques, Andrade acredita que o time tem totais condições de vencer o Macaé.

No início da Taça Guanabara também tivemos desfalques e vencemos as duas primeiras partidas. Vamos entrar com um time forte acredita o técnico rubro-negro.

>> Súmula

Macaé: Jefferson; Fred, André, Ricardo e Diego; Gedeil, Marciel, Norton e Wallace, Anderson e Fernandão. Técnico: Toninho Andrade.

Flamengo: Bruno; Léo Moura, David, Fabrício e Juan; Toró, Willians, Fernando e Ramon (Bruno Mezenga); Vinícius Pacheco e Vagner Love. Técnico: Andrade.

Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Horário: 19h30. Árbitro:J oão Batista de Arruda, auxiliado por Marçal Rodrigues Mendes e José Carlos Batista de Arruda. Transmissão: Première.