Americana diz que "pista da morte" é "estupidamente rápida"

Portal Terra

PORTAL TERRA - Esperança de medalha de ouro do bobsled feminino dos Estados Unidos, Shauna Rohbock disse que a pista do Whistler Sliding Center é "estupidamente rápida". O local também foi palco das disputas de skeleton e luge dos Jogos de Inverno e é alvo de críticas desde a morte do georgiano Nodar Kumaritashvili no último dia 12.

"A pista é estupidamente rápida. As mulheres vão quebrar o tempo recorde da pista estabelecido pelos homens. Isto é ridículo", disse a atleta, medalha de prata na Olimpíada de Turim, em 2006, após as primeiras sessões de treino, na sexta-feira.

Integrante da guarda nacional do exército americano, Rohbock parte para a sua segunda participação nos Jogos com uma nova parceira. Valerie Fleming, que conquistou com ela a medalha de prata na Itália, foi substituída pelos técnicos por Elana Meyers, algo que deixou a medalhista olímpica enfurecida.

A nova dupla conquistou a medalha de prata na Copa do Mundo da modalidade, mas Rohbock acredita que levaria o ouro se não houvesse a troca. "Não teria perdido o sono com isso (mudança) e teria me concentrado mais naquilo que realmente tinha que fazer", disse.

Na Olimpíada, mais uma novidade. Como Valerie Fleming sofreu grave lesão, Rohbock terá que ir para a disputa ao lado de Michelle Rzepka, com quem obteve bons resultados nesta temporada (venceu duas etapas da Copa). "Ela é uma pessoa séria, mas também muito tranquila", disse Rzepka sobre a parceira. "Mas por dentro estou gritando", completou Rohbock, rindo.

Esporte olímpico desde 1924, o bobsled é construído atualmente para ser o mais rápido e aerodinâmico possível. Antes de entrar nesta espécie de veículo e descer a montanha, os atletas correm a pé por cerca de 50 metros para ganharem velocidade.

A competição em Vancouver se estenderá por dois dias. São quatro descidas ao todo. Os tempos são medidos eletronicamente e somados para a definição do resultado final - o mais rápido vence. A Olimpíada tem três modalidades do bobsled - equipes com quatro e dois integrantes no masculino e duplas no feminino.