Porto Feliz? Flamengo inicia o ano cheio de problemas

Julio Calmon, Jornal do Brasil

RIO - O interior paulista é o lar rubro-negro até o dia 15. Mas nem todos os jogadores começaram a pré-temporada com o resto do grupo. Além de Maldonado, que se recupera de uma cirurgia no joelho, Ronaldo Angelim, sem contrato, e Petkovic, que só se apresenta no dia 10 - passará o Natal ortodoxo na Sérvia , o elenco que embarcou nesta quarta-feira à noite para a pequena cidade de Porto Feliz (cerca de 140 quilômetros de distância de São Paulo) teve mais dois desfalques de última hora: Adriano e Leonardo Moura. O caso mais grave é do lateral. Nos exames médicos, foi detectado uma massa na fossa nasal direita do jogador.

Léo Moura será submetido a uma cirurgia na manhã desta quinta-feira, no Hospital Pasteur, no Méier, para retirada da massa. Posteriormente, será feita uma biópsia para saber se o material é benigno ou maligno.

Foi visto uma alteração na fossa nasal do atleta, que dificultava sua respiração. Será feita uma cirurgia. Não é preocupante, mas requer cuidados médicos - explicou o médico do clube, José Luiz Runco.

Com a ausência de Leonardo Moura, Everton Silva deve ficar com a vaga na lateral direita no início do Campeonato Carioca. Léo não participou das atividades desta quarta-feira. Em nota oficial, ele tentou acalmar os torcedores:

Recebi muitas mensagens na internet de pessoas preocupadas comigo, mas está tudo bem. Claro que foi um susto, porque estava me preparando para começar a pré-temporada e iniciar este ano tão importante voando em campo disse o jogador. Eu não sinto dores, mas esse problema na fossa nasal foi detectado e o doutor me explicou que isso pode prejudicar minha respiração e até meu desempenho. Por isso, ele achou melhor retirar logo e ver exatamente o que se trata.

Este, no entanto, é apenas um dos problemas do time. Adriano não viajou com o grupo por cause de problemas particulares. O Imperador negocia a abertura de uma academia no Rio e teve uma reunião de negócios enquanto seus companheiros se dirigiam a Porto Feliz. Ele é esperado nesta quinta-feira em São Paulo.

Fernando perto do clube

É verdade que Andrade tem tido mais problemas do que soluções neste início de ano. Nesta quarta-feira, o meia Éverton foi se despedir antes de viajar para o México, onde defenderá por cinco anos o Tigres, da cidade de Monterrey. O goleiro reserva Diego, sem contrato, também deixou o clube. Para reforçar o meio-de-campo rubro-negro, a diretoria está próxima de anunciar o volante Fernando, ex-Goiás e irmão do meia vacaíno Carlos Alberto. Com a saída de Éverton, o vice de futebol Marcos Braz também assegurou que o meia Erick Flores permanece no Flamengo e não será mais emprestado.

O dirigente também garantiu que o clube não fará loucuras para renovar o contrato de Ronaldo Angelim e para acertar com um novo atacante. Vagner Love ainda é uma novela sem fim. O jogador se apresentou ao Palmeiras e já começou os treinos para a pré-temporada do time paulista.

O Ronaldo Angelim é um ídolo, um cara querido no Flamengo, que tem uma identificação natural e que tem uma valorização natural em função dos títulos que conquistou. Vamos pagar o que pudermos pagar, mas o Flamengo vai manter sua austeridade - disse Braz, em entrevista ao Sportv, comentando a negociação para tirar Vagner Love do Palmeiras. - O Flamengo não coloca nenhum jogador campeão brasileiro nessa negociação. Entendemos que isso é uma oportunidade de relação de um clube com o outro. Se eles (Palmeiras e Love) se acertarem, vou torcer para o Vágner Love ser muito feliz.

Copa SP

Pela Copa São Paulo de Futebol Sub-18, o Flamengo empatou em 1 a 1 com o Paulista, de Jundiaí. O time rubro-negro tem os mesmos quatro pontos do rival, mas perde a liderança do Grupo S nos critérios de desempate.