Cielo encerra ano consagrador e vai buscar tempos melhores em 2010

JB Online

SÃO PAULO - Cesar Cielo fecha a temporada de 2009 como o primeiro nadador da história a ser campeão mundial e recordista mundial dos 50 m livre e dos 100 m livre no mesmo ano. A marca dos 100 m, 46s91, foi batida no Mundial de Roma, em agosto. A dos 50 m livre, 20s91, no Open de Natação, no dia 18 de dezembro, na piscina do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Cielo terminou o ano como o melhor atleta brasileiro com o Prêmio Brasil Olímpico, que recebeu na festa do COB, na segunda-feira, no Maracanãzinho, Rio de Janeiro.

Cielo, que também é dono de duas medalhas olímpicas (ouro nos 50 m e bronze nos 100 m), em Pequim-2008, bateu um recorde em casa, aumentando ainda mais a repercussão de suas façanhas, reconhecidas pelo público. Cielo obteve 77% dos votos dos internautas na disputa com os outros dois indicados ao prêmio de melhor do ano, o ginasta Diego Hypólito e o velejador Torben Grael.

Cielo fez um balanço dos últimos resultados, desde o inédito ouro olímpico para a natação brasileira até as conquistas avassaladoras em 2009.

- Foram pouquíssimas as vezes em que me senti bem durante a temporada olímpica, em 2008. Foi pressão demais. Graças a Deus, terminou com as medalhas olímpicas que eu tanto queria. Mas neste ano foi tudo muito diferente. Tudo deu certo. Às vezes, eu pensava que não era possível estar tudo funcionando tão bem. E ainda terminou com a surpresa do recorde dos 50 m no Open, melhor do que poderia imaginar - afirmou Cielo.

O campeão ainda disse que quer continuar obtendo resultado até 2012 e pediu o apoio do público para o próximo ciclo olímpico.

- Quero buscar tempos cada vez mais rápidos, olhar para trás e ver que estou satisfeito com minha carreira - disse o nadador

Agora, o nadador sai de férias com a família e só voltará às piscinas em janeiro, quando deve seguir para Auburn, nos Estados Unidos. O seu maior objetivo em 2010, quando passa a vigorar a proibição do uso dos maiôs tecnológicos, será nadar bem no Pan-Pacífico, de 18 a 22 de agosto, em Irvine, Estados Unidos.