Jornal do Brasil
RIO - O zagueiro linha-dura campeão nacional pelo São Paulo em 1977 está de volta esta semana no Botafogo. O técnico Estevam Soares, que andava poupando berros, gritos e broncas para os dias de jogos, não poupou os ouvidos de seus comandados em treino comandado quinta-feira em General Severiano.
Mesmo com a boa exibição dos titulares, que venceram o coletivo por 3 a 0, Estevam parou diversas vezes a atividade para cobrar empenho dos atletas. Com a característica participativa, entre uma bronca e outra, o treinador foi extraindo um afinco dos atletas.
Tanta obsessão pela aplicação tática vem do conhecimento prévio do adversário no próximo domingo. Estevam foi o responsável pela montagem do Barueri e deixou o caçula da primeira divisão em quinto lugar, com o melhor ataque do campeonato.
Em seu lugar. assumiu Diego Cerri, ex-auxiliar do atual comandante alvinegro, que não mudou característica nem esquema de jogar da equipe paulista. Ciente dos atalhos para vencer, Estevam agora luta contra o desgaste e uma possível série de lesões no Brasileiro.
Leandro Guerreiro treina
Após desfalcar a equipe na eliminação da Copa Sul-Americana, em virtude de uma tendinite, Leandro Guerreiro voltou a ser poupado do treino de quarta-feira, por ter torcido o tornozelo. Mas quinta-feira, para a alegria dos alvinegros, o volante voltou aos treinamentos e praticamente assegurou sua vaga no confronto contra Barueri.
A tendência é que Estevam mande a campo um time com apenas dois atacantes. Com Fahel atuando ao lado de Leandro Guerreiro, Léo Silva e Lucio Flavio completam o meio. No ataque, o veloz Jobson e Reinaldo.
Estreia no Carioca definida
O Botafogo estreia fora de casa no Carioca-2010, contra o Macaé. Resta saber se no sábado 16 ou no domingo 17 de janeiro.