Viradão Esportivo terá 33 horas de práticas esportivas

JB Online

RIO - A orla carioca será palco neste sábado, a partir de 9h, da corrida ciclística Pré-Tour, de 20 km entre o Leblon e o Arpoador, que marcará a largada do Viradão Esportivo. Um pelotão de 20 ciclistas amadores, com o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, o Governador Sérgio Cabral, o Prefeito Eduardo Paes, a Secretária de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, e representantes da Cufa, MV Bill e Nega Gizza, entre outras autoridades, mostrará um momento histórico para o esporte brasileiro. No Rio de Janeiro, o Viradão contará com mais de 4.500 atividades, mobilizando cerca de quatro milhões de pessoas, numa maratona de 33h de práticas esportivas. Quatro locais serão os principais pólos esportivos no Rio: a Lapa, o Centro Esportivo e Cultural da CUFA, o Piscinão de Ramos e a Vila Olímpica da Mangueira.

O Viradão Esportivo será promovido nos 27 estados do Brasil e utilizará o esporte como ferramenta de inserção e integração social. O tema do evento deste ano é Família e a proposta é ressaltar a importância dessa instituição na construção dos valores do indivíduo. No Rio de Janeiro, o encerramento será às 18h de domingo, com um evento no Piscinão de Ramos.

No cardápio de atividades há atrações para todos os gostos. Estão programados torneios e campeonatos de esportes clássicos, mas também daqueles que nem sempre são de conhecimento do grande público, como Beach Tennis e Thai Chi Chuan. Áreas populares, que geralmente não fazem parte de calendários formais, ganharão destaque especial na programação. As as mais de 100 modalidades esportivas acontecerão nas instalações de associações, clubes, vilas olímpicas, escolas, Forças Armadas, universidades, presídios, federações, confederações, dentre outras organizações parceiras do projeto. Entre as inúmeras atrações estão futebol de salão, yoga, nado sincronizado, corrida, campeonato de pipa e de agility, clínica de golfe, animação infantil, skate, vôlei, capoeira, break e luta greco romana.

O Viradão Esportivo que acontecerá na Lapa é um manifestação ímpar dentro da programação nacional. Este evento conta com uma gama de atividades esportivas concentradas em uma região tradicionalmente conhecida da cultura carioca. A Lapa vai se transformar em uma arena poliesportiva em prol da inclusão social e do exercício da cidadania no Estado do Rio de Janeiro. A programação no local contará com 19h de manifestações esportivas (das 16h do dia 07/11 às 10h do dia 08/11).