Dunga vai ponderar convocação de jogadores do país, diz Teixeira

REUTERS

RIO - Os clubes envolvidos na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro podem ser poupados pelo técnico Dunga na convocação para o amistoso de novembro contra a Inglaterra, disse nesta segunda-feira o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

O dirigente afirmou que Dunga vai levar em consideração a disputa pelo título e também a briga pelas vagas na próxima Copa Libertadores quando anunciar os convocados para a partida do dia 14 de novembro, em Doha, no Catar.

"Isso vai ser ponderado. Estamos finalizando um campeonato e óbvio que a convocação de jogador que joga no nacional vai ser analisada com muito cuidado", disse o presidente da Confederação Brasileira de Futebol.

Nos últimos jogos da Seleção, Dunga chamou jogadores dos cinco primeiros times do Campeonato Brasileiro ¿ Palmeiras, Atlético Mineiro, Internacional, São Paulo e Flamengo ¿, desfalcando essas equipes em rodadas do torneio, que permanece sendo disputado apesar dos jogos do Brasil.

A Seleção Brasileira, que classificou-se para a Copa do Mundo de 2010 como primeira colocada das eliminatórias sul-americanas, tem três amistosos previstos até o início do Mundial.

O presidente da CBF, que também é membro do Comitê Executivo da Fifa, minimizou a onda de violência recente no Rio e afirmou que a criminalidade é um problema global.

"Não podemos tapar o sol com a peneira. Esse fato existe no mundo todo. Há violências em todas as cidades. Há ataques alucinados nos EUA, atentados em Londres e na Espanha.", disse Teixeira.

O Rio de Janeiro, que vai organizar os Jogos Olímpicos de 2016, é também uma das sedes da Copa do Mundo de futebol que será realizada no Brasil em 2014.