Portugal decide vaga na Copa com a Bósnia

Jornal do Brasil

ZURIQUE - A França precisará vencer a Irlanda para conseguir vaga para a Copa do Mundo de 2010, depois do sorteio das duas equipes para a repescagem das Eliminatórias Europeias. A seleção portuguesa, que conseguiu a repescagem depois de ganhar da seleção de Malta, enfrentará a Bósnia, enquanto a Grécia, campeã da Eurocopa de 2004, pegará a Ucrânia. A Rússia jogará contra a Eslovênia.

Os franceses, campeões do mundo em 1998 e finalistas em 2006, terão a vantagem de jogar a última partida em casa contra os irlandeses do técnico italiano Giovanni Trapattoni. Portugal, Grécia e Rússia, os outros três cabeças de chave na repescagem europeia, terão de fazer a última partida fora de casa. O primeiro jogo será disputado em 14 de novembro e o segundo, em 18 de novembro. O time de Cristiano Ronaldo jamais fez um jogo oficial contra os bósnios na história.

As oito seleções terminaram em segundo lugar em suas chaves nas Eliminatórias Europeias, que classificaram apenas os campeões dos grupos diretamente para a Copa-2010. Além da Europa, a África ainda tem três vagas abertas: Camarões ou Gabão, Tunísia ou Nigéria e Argélia ou Egito. Na Ásia e na Oceania, Bahrein e Nova Zelândia disputam um posto. A vaga final está entre Uruguai, quinto colocado da América do Sul, e Costa Rica, quarto das Américas do Norte e Central.

Classificados

Até agora, 23 seleções estão classificadas para o Mundial-2010: África do Sul (país-sede), Brasil, Paraguai, Chile, Argentina, Estados Unidos, México, Honduras, Gana, Costa do Marfim, Austrália, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Holanda, Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha, Sérvia, Dinamarca, Suíça e Eslováquia.