Ronaldinho Gaúcho tenta ir além do conjunto de sua obra

Jornal do Brasil

RIO - Dotado de talento indiscutível e dono dos principais títulos de futebol do mundo, Ronaldinho Gaúcho vive sem dúvidas a pior fase de sua carreira. Mas um prêmio inédito ganho pelo meia brasileiro esta semana poder ser a injeção de ânimo que faltava para o jogador voltar a demonstrar, a partir deste domingo, no clássico contra o Roma, o futebol que encantou os brasileiros e o mundo inteiro.

Na última segunda-feira, Ronaldinho ganhou o prêmio Golden Foot, dado aos jogadores acima dos 28 anos de idade. Em má fase, como o time milanês, o brasileiro desbancou jogadores como o goleiro Buffon, do Juventus, o artilheiro Henry, do Barcelona, e o meia Raúl, do Real Madrid. Ronaldinho recebeu o troféu das mãos do príncipe Albert de Mônaco e colocou os pés na calçada da fama da premiação.

Confirmado entre os titulares do técnico Leonardo que não vence há três jogos Ronaldinho terá a companhia do zagueiro Thiago Silva, recuperado, para tentar tirar o Milan do 12º lugar no Campeonato Italiano. Alexandre Pato aumenta a legião de brasileiros entre os titulares da equipe de Milão.

Leonardo tem problemas para escalar a equipe. O zagueiro Bonera e o volante Di Gennaro estão machucados. Mesma situação do zagueiro americano Onyewu. Destaque da seleção vice-campeã da Copa das Confederações, Onyewu se machucou na partida entre Estados Unidos e Costa Rica e ficará quatro meses parado. O dirigente Adriano Galliani afirmou que o clube pode até pedir uma indenização na Fifa.

Beckham de volta

Com o péssimo desempenho no início da temporada e sem condições financeiras para fazer contratações milionárias, o Milan já se movimenta para reforçar o time. O principal nome da lista de reforços é o inglês David Beckham, atualmente no Los Angeles Galaxy. Afastado do centro futebolístico, o inglês voltaria no intuito de integrar a seleção inglesa, classificada para a Copa de 2010, na África do Sul.

Mas a lista de reforços não para por aí. Historicamente recheada de brasileiros, dois jogadores nacionais estariam na mira do clube, segundo publicações italianas. O primeiro é o lateral-esquerdo titular da Seleção André Santos. Jogador do Fenerbahce, da Turquia, teve o nome especulado pelo site italiano SportMediaset.

Outro brasileiro cogitado é o meio-campo do francês Lyon Ederson. Revelado pelo Juventude, o jogador vem ganhando elogios e se mostrou lisonjeado pelo interesse rubro-negro esta semana. Canhoto e habilidoso, Ederson poderia ser utilizado tanto na lateral esquerda quanto no meio-campo.