Rio e Madri disputam direito de sediar a Olimpíada de 2016

JB Online

COPANHAGUE - Chicago e Tóquio foram eliminadas da disputa final para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. A cidade americana foi a primeira a sair da disputa na primeira rodada de votação. Já no segundo turno, a cidade japonesa recebeu o menor número de votos. Sendo assim, Rio de Janeiro ou Madri receberá a Olimpíada.

Os membros do COI já realizaram a votação final entre a cidade brasileira e espanhola, mas o anúncio oficial será feita às 13h30.

O presidente do COI, Jacques Rogge, não vota, a não ser que seja necessário um voto em caso de empate. Membros de países com uma cidade candidata, como é o caso de Brasil, Japão, Espanha e Estados Unidos. também estão excluídos, enquanto sua candidatura ainda compete.

Para vencer, um candidato precisa de mais de 50% dos votos depositados em uma urna eletrônica. Se nenhum candidato alcançar a cifra, o candidato com menos votos é eliminado e uma nova votação é realizada.

As cifras não são anunciadas, só o nome do candidato eliminado. As cifras da votação só são divulgadas depois que o presidente anunciar o vencedor.