Por 2016, Madri destaca instalações prontas e candidatura segura

Portal Terra

COPENHAGUE - A cidade de Madri foi a última a fazer sua apresentação antes da votação do COI para a sede olímpica de 2016. Depois dos discursos de Chicago, Tóquio e Rio de Janeiro, a cidade espanhola destacou o avanço nas obras e a boa infraestrutura para tentar convencer os membros do Comitê Olímpico de que Madri é o lugar ideal para receber os Jogos.

O premier espanhol, José Luis Zapatero, reforçou o fato de Madri ser, para ele, a cidade mais preparada entre as quatro candidatas. - Madri tem uma candidatura segura porque estamos trabalhando há tempos nela. Temos 77% das instalações já prontas - citou o chefe de governo.

- Soubemos aprender e melhorar com atitudes de extrema humildade. Sabemos respeitar, por isso visitamos o COI e apresentamos nossos projetos -completou o premier, lembrando da derrota de Madri na eleição para os Jogos de 2012.

- Assumimos aqui o compromisso da Espanha para colocar em vigor o plano de incentivar o esporte a todos que necessitam - afirmou Zapatero, citando as crianças como foco. - A intenção da União Europeia é incentivar o esporte - lembrou.

Contando com nomes de peso, como Juan Antonio Samaranch, ex-presidente do COI, a candidatura espanhola tentou se diferenciar das outras por meio das instalações. Esperanza Aguirre, membro do Comitê Olímpico Espanhol, iniciou a apresentação garantindo que todas as exigências seriam cumpridas a tempo. - Temos o apoio das esferas do governo à realização dos Jogos. Temos instalações adequedas para a Olimpíada - disse, lembrando que a cidade é a que tem maior apoio popular entre as candidatas. Segundo o COI, 84,9% dos habitantes de Madri são a favor dos Jogos.

Entre os esportistas, o mais conhecido a discursar foi Raúl Gonzalez, atacante do Real Madrid. Ele defendeu a importância social de uma Olimpíada na capital espanhola. - O esporte nos faz igual a todos. O esporte, o espírito olímpico são incompatíveis com qualquer tipo de discriminação. Ser esportista é uma fortuna e me dá uma grande responsabilidade. Esses são os valores que trabalhamos para a Olimpíada em Madri - afirmou o jogador.

A apresentação de Madri contou com vídeos institucionais, assim como as anteriores. No primeiro, o foco foi nos locais de prova e opções de cultura e lazer integradas com a cidade. No final, um outro vídeo mostrou mensagens de apoio de espanhóis ilustres, entre eles o jogador de basquete Pau Gasol.

Samaranch e o Rei Juan Carlos fizeram os discursos finais da candidatura espanhola. Para Juan Carlos, a realização da Olimpíada em Madri seria a realização de um sonho. - Para nós, esse é um projeto muito excitante e minha família acredita que podemos (organizar os Jogos). É um projeto apoiado por toda a nação e terá todo a nosso apoio. Senhor presidente (Jacques Rogge) e senhores membros do COI, queremos receber e mostrar os valores olímpicos a todo o mundo - disse.

No encerramento, o rei espanhol fez um pedido: "acreditem em mim. Um voto em Madri é um voto no sucesso dos Jogos Olímpicos. Estou convencido de que o mundo será um melhor lugar para viver se Madri for eleita para organizar os Jogos. Não tenham dúvida".