CBF divulga calendário de 2010

Portal Terra

RIO - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário para a temporada 2010. Com a disputa da Copa do Mundo, na África do Sul, no ano que vem, a entidade precisou desmembrar alguns campeonatos nacionais para adaptar as datas em relação ao maior torneio de futebol do planeta.

A primeira competição brasileira da próxima temporada iniciará mais adiantada em relação a este ano. A Copa do Brasil dará o pontapé inicial em 10 de fevereiro, oito dias antes do que em 2009. A competição será paralisada em 19 de maio e retomada em 28 de julho. A segunda partida da decisão está marcada para 4 de agosto.

Quem também terá uma pausa na disputa será a Copa Libertadores. A primeira perna da disputa será entre os dias 27 de janeiro e 19 de maio. As semifinais (28 de julho e 4 de agosto) e finais (11 e 18 de agosto) só serão disputadas após a Copa do Mundo. O hiato durante o Mundial fará com que o fim da Libertadores coincida com o início da Copa Sul-Americana (11 de agosto a 8 de dezembro).

O Campeonato Brasileiro terá sua primeira rodada em 9 de maio e terá apenas um mês de disputas antes da Copa do Mundo. O nacional volta à ação em 14 de julho e terá o campeão definido apenas em 5 de dezembro. A Série B vai pela mesma toada e será iniciada em 8 de maio e interrompida em 5 de junho. A Segunda Divisão definirá os promovidos em 28 de novembro.

Por outro lado, as séries C e D começarão apenas depois da Copa do Mundo, no dia 18 de julho e finalizarão em 14 de novembro. O Mundial da África do Sul será realizado entre 11 de junho e 11 de julho.

Os estaduais terão 23 datas reservadas entre os dias 17 de janeiro e 2 de maio. Também está previsto no calendário as férias dos jogadores (as de 2009 terminam em 5 de janeiro e as de 2010 começam em 6 de dezembro) e 10 dias de pré-temporada.