Olimpíada-2016: Gafes de lá, mas também do lado de cá

Jornal do Brasil

COPENHAGUE - Desafeto de Pelé, Romário disse, certa vez, que o Rei do futebol, calado, é um poeta. Dono de gafes ao resolver se pronunciar, Pelé cometeu mais uma ontem, em Copenhague. Embaixador do Rio-2016, o eterno camisa 10, na entrevista da campanha brasileira para a imprensa internacional, respondia sobre a ausência de Michael Jordan, astro do basquete, na delegação de Chicago. Pelé confundiu-se:

Eu não entendi direito a sua pergunta. O Michael Jackson não tem nada a ver. Ele não era esportista disse Pelé, antes de se corrigir. Eu não sei por que o Michael Jackson... opa, o Michael Jordan...

Gafe também foi a tônica entre os responsáveis pelas candidaturas de Madri e do Rio. José Maria Odriozola, vice-presidente da postulação espanhola, tinha afirmado que a candidatura do Rio era a pior entre as quatro finalistas. O comitê Rio-2016 fez queixa formal ao Comitê Olímpico Internacional (COI). Pelas regras, uma cidade não pode fazer críticas nem quaisquer comentários sobre as concorrentes. Apesar da reclamação carioca, Madri não será punida apenas foi advertida pelo COI.

Madri: desculpas ao Rio

Após o episódio, Madri-2016 desculpou-se.

Nunca pretendemos quebrar o espírito olímpico nesta disputa afirmou Mercedes Coghen, presidente do comitê espanhol de candidatura. Queremos pedir desculpas ao Rio pelo que aconteceu. Acreditamos que as quatro postulações são muito boas. Todas podem vencer esta disputa, mas tomara que Madri seja a vencedora.

O Rio-2016 classificou a declaração de Odriozola como inaceitável . Ele (o espanhol) está completamente fora de sintonia com o que foi avaliado pelo COI , diz nota divulgada pela candidatura carioca.

O mal-estar foi evidente após o caso vir à tona. Para não correr riscos, o prefeito de Madri, Alberto Ruiz Gallardón, tentou pôr panos quentes.

As quatro cidades apresentaram projetos esplêndidos. Mas estou convencido de que Madri irá ser a vencedora pela sede dos Jogos Olímpicos de 2016 declarou o prefeito madrileno.