Sede para os Jogos de 2016 não tem favorito, sugerem sites

Andrew Stern, REUTERS

CHICAGO - Não há nenhum claro favorito entre as quatro cidades que disputam para sediar a Olimpíada de 2016, de acordo com sites que medem tais previsões, mas a candidatura do Rio de Janeiro pode estar ganhando força.

Com a ansiedade crescendo à medida que a decisão do dia 2 de outubro se aproxima, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, disse que a votação em Copenhague promete ser extremamente apertada.

Três sites que medem as previsões indicaram que o Rio e Chicago podem ter uma ligeira vantagem sobre as rivais Madri e Tóquio.

O GamesBids.com disse que seu índice mostra uma guinada a favor do Rio no início de setembro.

Chicago estava 'em uma montanha-russa', mas sua promessa de fornecer uma garantia financeira fortalece suas chances. Muito tem sido dito sobre a possibilidade de o presidente norte-americano, Barack Obama, interromper sua programação para ir promover a cidade onde mora em Copenhague.

Madri e Tóquio sofreriam pelo fato de suas regiões já terem sido contempladas recentemente, já que Pequim sediou os jogos do ano passado e Londres garantiu sua vaga para 2012.

Para o site InTrade, Chicago tem uma chance de 50,6% de vencer a aposta, mas tinha 65% no mês passado.

A campanha do Rio atingiu um pico de 44,9%, embora apostas recentes a reduziram a 37%. Tóquio tem 10% de chance e Madri meros 6,5%.

Já no site Hubdub.com, os percentuais eram de 35% para Chicago, 28% para o Rio, 19% para Madri e 18% para Tóquio.