REUTERS
REUTERS - As ações da Japan Airlines (JAL) saltaram 8% nesta segunda-feira com notícias de que a American Airlines e a Delta Airlines estão considerando investimentos na companhia aérea japonesa para impulsionar receita da Ásia.
A JAL, maior companhia aérea da Ásia em receitas, teve prejuízo de US$ 1 bilhão no trimestre passado e está sob crescente pressão para levantar dinheiro e cortar custos depois de obter uma linha de crédito do governo de 100 bilhões de ienes (US$ 1,1 bilhão) este ano.
A American Airlines, unidade da AMR Corp, está negociando para investir na JAL e formar uma joint-venture, afirmou uma fonte com conhecimento direto das discussões no domingo.
A companhia aérea americana, que como a JAL integra a aliança Oneworld, quer aumentar os laços com a empresa japonesa e impedir que ela troque para uma rede rival.
A Delta, integrante do grupo SkyTeam junto com a Air France-KLM, Korean Air e a russa Aeroflot, também fez uma oferta de investimento na JAL, afirmou uma fonte na sexta-feira.
- A American ficará totalmente fora se a JAL decidir juntar forças com a Delta porque a ANA já é membro da Star Alliance - afirmou Yoshihisa Miyamoto, analista da Okasan Securities.
A All Nippon Airways (ANA) é a segunda maior companhia aérea do Japão.
- Considerando o quão desesperada está a American, é provável que eles ofertarão mais que a Delta estaria pronta para gastar - acrescentou.
Segundo a mídia do Japão, a Delta injetaria até 50 bilhões de ienes na JAL para formar uma aliança que incluiria compartilhamento de vôos internacionais.
As discussões ocorrem em um momento em que os Estados Unidos e o Japão negociam um acordo de "céus abertos" que permitiria uma cooperação mais próxima em vôos e compartilhamento de lucro.