Portal Terra
SÃO PAULO - A 19ª rodada do Campeonato Brasileiro fez com que o ditado 'a esperança é a última que morre' fosse lembrado por vários torcedores pelo Brasil. Em três partidas, gols nos últimos minutos decidiram resultados e foram fundamentais para mudar a tabela. Além disso, dois treinadores estrearam no comando de equipes que lutam para subir na classificação.
Em Goiânia, Vagner Mancini ocupou o banco do Vitória pela primeira vez desde seu retorno à equipe baiana. Sua reestreia, porém, não foi das mais felizes. O técnico viu o Goiás marcar duas vezes para, em seguida, acompanhar a recuperação dos baianos. O empate por 2 a 2, porém não se sustentou, e os goianos venceram com um gol de Júlio César aos 44min do segundo tempo.
Para o São Paulo, a situação foi ainda mais sufocante. O time paulista abriu 1 a 0 sobre o Sport fora de casa no primeiro tempo. Depois do intervalo, com dois jogadores expulsos, sofreu o empate. Aos 47min, porém, obteve o gol salvador com Hugo, que completou de cabeça cruzamento de Junior César. O jogo também marcou a estreia do lateral direito argentino Adrian González pelo time de Ricardo Gomes.
O torcedor do Avaí também sentiu o alívio da vitória somente nos últimos instantes. Assim como o São Paulo, a equipe catarinense abriu o placar e tomou o empate. O triunfo veio somente aos 43min do segundo tempo, com um golaço de Marquinhos que decretou mais um resultado negativo ao Náutico.
No Maracanã, o Coritiba não precisou contar com gols no fim da partida para que Ney Franco tivesse uma boa estreia no comando do time. Os paranaenses venceram o Fluminense por 3 a 1, com boa atuação de Marcelinho Paraíba, e deixou a zona do rebaixamento.
Rival do Coritiba, o Atlético-PR foi outra equipe que venceu na estreia de um treinador. Antonio Lopes viu sua equipe bater o Barueri por 3 a 1 em seu primeiro jogo na Arena da Baixada.
O Santos não estreou um treinador, mas promoveu a partida inicial de George Lucas no time titular. O lateral direito teve atuação regular, e acompanhou a equipe paulista empatar sem gols com o Cruzeiro no Mineirão. Do outro lado, o time mineiro estreou Gilberto na equipe titular, que jogou como meia no setor de criação.
Outro jogador estreante foi o atacante Robert, recém-contratado pelo Palmeiras, que substituiu Sandro Silva no empate por 1 a 1 com o Botafogo em casa. O centroavante foi lançado por Muricy Ramalho aos 21min do segundo tempo com a esperança de que o jogador ajudasse em um gol nos instantes finais, mas a sorte do Palmeiras não foi a mesma de São Paulo, Goiás e Avaí.