Gene Cherry, REUTERS
BERLIM - A queniana Linet Masai encerrou neste sábado dez anos de domínio etíope nos 10.000 metros em Mundiais de Atletismo, depois que Meselech Melkamu comemorou cedo demais e foi alcançada na linha de chegada em uma final emocionante em Berlim.
Masai, de 19 anos, quarta na última Olimpíada, parecia estar fora da disputa depois de ser ultrapassada por duas etíopes a 300 metros do fim.
Mas Masai manteve a larga passada e superou Melkamu, já com os braços ao ar, a dois metros do fim.
O tempo vitorioso de Masai foi de 30min51s24.
- Não acredito - disse uma entusiasmada Masai a repórteres. - Sou muito grata pela vitória. Não desisti.
Melkamu finalizou um décimo atrás de Masai, com a compatriota Wude Ayalew em terceiro lugar, também apenas um passo atrás.
A queniana Grace Momanyi ficou na quarta posição e a etíope Meseret Defar, campeã mundial dos 5.000 metros, foi quinta, após cair de rendimento no final da prova.
- Estou muito decepcionada por perdermos o ouro - disse Melkamu. - Eu esperava que Meseret vencesse. Não vi a queniana.
Meseret, que liderou grande parte da última volta, disse que a dor lhe tirou a chance da vitória. - Nos últimos 30 metros tive dificuldade de levantar minhas pernas - afirmou.
As etíopes venceram cinco Mundiais seguidos nessa prova, mas perderam sua melhor corredora, a bicampeã mundial Tirunesh Dibaba, que sofreu uma lesão na perna na sexta-feira.