Agência AFP
LE BOUVERET, SUÍÇA - O gigantesco catamarã Alinghi 5, que disputará a 33ª Copa América de vela, partiu nesta sexta-feira, carregado pelo maior helicóptero do mundo, para sobrevoar os Alpes suíços e chegar ao porto de Gênova, na Itália.
Após duas semanas de testes, no Lago Lemán, que foram "muito concludentes" para a equipe suíça, o colosso de 27,4 metros e com um mastro de 48 metros será testado no mar, antes de enfrentar, em fevereiro, seu adversário Oracle, dos Estados Unidos.
Depois de quatro horas de voo, o Alinghi chegará ao Yacht Club de Gênova, no Mediterrâneo.
A tarefa de carregar o veleiro sobre os Alpes cabe a um helicóptero russo MI-26.
Suspenso no ar por longos cabos, o veleiro passou pela região do Mont Blanc para chegar a Biella (Itália), local escolhido para a escala de abastecimento de combustível do MI-26.
- Nossa experiência na Suíça foi fantástica, o apoio do povo foi enorme - comentou o "skipper" do Alinghi, Brad Butterworth.
Após os testes na Itália, o veleiro irá para Ras al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, escolhido pelo Alinghi para a 33ª edição da Copa América, contra o Oracle.
A Copa América está envolvida em uma batalha judicial desde a vitória do Alinghi na 32ª edição, disputada em 2007, na costa da cidade espanhola de Valencia.