I Congresso Carioca de Dança Esportiva acontecerá na Uerj

JB Online

RIO - A Confederação Brasileira de Dança Esportiva (CBDance) realiza nos próximos dias 30 e 31 de julho o I Congresso Carioca de Dança Esportiva, na UERJ, no Rio de Janeiro. O evento contará com a presença da presidente da Confederação, Carla Salvagni, e da árbitra internacional Eva Angues, entre outros profissionais da área. Serão oferecidos cursos e atividades.

As atividades no Rio de Janeiro acontecem depois da realização do III Congresso Internacional, em São Paulo e antecede o II Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva, também realizado na capital Paulista entre os dias primeiro e dois de agosto. Entre os cursos oferecidos no Congresso, destaca-se o de treinador standart (classe D), treinador latino (classes D e C), além da iniciação na modalidade esportiva.

A CBDance, para a realização do evento, irá recolher alimentos não perecíveis. Na última competição foram arrecadados mais de 500 quilos, destinados a instituições de caridade.

No dia três de agosto, durante o baile de encerramento, haverá a solenidade de entrega de medalhas.

Originária da dança de salão, a dança esportiva veio para padronizar mundialmente a música, os passos e as técnicas da modalidade. No Brasil, poucos profissionais dedicam-se artisticamente em shows e performances à dança de salão. Com o intuito de sistematizar e formalizar a dança de salão, surgiu a dança esportiva. Ela se subdivide em três classes, danças standard, danças latinas e rock'n'roll.