Governo desenvolve sistema para monitorar torcidas organizadas na Copa

Agência Brasil

BRASÍLIA - A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça já está desenvolvendo sistemas de inteligência capazes de monitorar torcidas organizadas e até mesmo a atuação de 'terroristas' durante a Copa do Mundo de 2014, de acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Evandro Bruno.

Ao participar de um encontro nacional de chefes dos organismos de inteligência, ele explicou que a secretaria deve apenas coordenar e padronizar os procedimentos policiais que serão colocados em prática durante o evento esportivo. - O trabalho pesado vai ficar com os órgãos que integram a secretaria, mas dentro de cada estado - disse.

Durante a abertura do encontro, o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, entregou aos chefes de órgãos estaduais a Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública, documento que reúne orientações para a condução dos trabalhos de inteligência no Brasil.

Além do esquema de segurança para a Copa do Mundo de 2014, temas como inteligência e direitos humanos e a instalação de um Conselho Especial do Subsistema de Inteligência em Segurança Pública também serão discutidos durante o encontro. O objetivo, de acordo com o ministério, é fortalecer as redes de informações para que conhecimentos sejam compartilhados de forma integrada.