Rio exibe campanha por Jogos de 2016 na África

JB Online

ABUJA, NIGÉRIA - O comitê de candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 exibiu nesta terça-feira, em Abuja, na Nigéria, uma apresentação oficial de seu projeto para receber a competição. Cerca de 200 pessoas conheceram os planos brasileiros durante a Assembléia dos Comitês Olímpicos da África.

A intenção do Rio foi mostrar as características técnicas do projeto Rio 2016 e a importância de realizar os Jogos pela primeira vez na América do Sul, abrindo um novo caminho para países como os do continente africano.

O evento teve o reforço de Pelé, que defendeu a candidatura do Rio de Janeiro ao lado do ministro do Esporte, Orlando Silva; do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; do secretário geral Rio 2016, Carlos Roberto Osório; e do medalhista olímpico Robson Caetano, bronze nos 200m em Seul 88 e no revezamento 4x100m em Atlanta 96.

O presidente do Comitê Rio 2016 abriu a apresentação lembrando os quatro pilares da candidatura Rio 2016 - excelência técnica, poder de transformar a cidade e o país, agregar valor ao Movimento Olímpico e proporcionar uma experiência única para todos os envolvidos - e a estreita ligação entre o Brasil e o continente africano.

- Temos uma herança e costumes em comum que se refletem na cultura, na música, na culinária e, claro, no esporte. Temos o sonho de levar os Jogos Olímpicos pela primeira vez para a América do Sul, abrindo as portas para outro novo continente - disse Nuzman.

- A chama olímpica é mais brilhante quando une pessoas e marca novos capítulos na história. Neste século XXI, o Movimento Olímpico deve abraçar novos esportes, novas tecnologias e novas pessoas - completou o presidente do COB.

Já Pelé falou da importância do esporte em sua vida e iniciou seu discurso recordando uma visita à Nigéria como jogador do Santos.

- Vocês provavelmente nem eram nascidos em 1967, quando estive na Nigéria pela primeira vez - disse, arrancando risadas e aplausos do público.

- Na minha carreira, tive muitas alegrias, mas não tive o privilégio de disputar uma edição dos Jogos Olímpicos. Em 2004, vivi um pouco desta emoção ao participar do revezamento da tocha olímpica, que reuniu mais de um milhão de pessoas nas ruas do Rio de Janeiro. Espero que não tenha sido a última vez que carreguei esta chama e que possamos estar juntos no Rio de Janeiro em 2016 - afirmou Pelé.

Durante a apresentação da Rio 2016, foram exibidos dois vídeos. No primeiro, um sobrevoo virtual mostrou a localização das instalações esportivas e da Vila Olímpica, ressaltando as quatro principais áreas do projeto: Maracanã, Deodoro, Copacabana e Barra da Tijuca. Já o segundo mostrou a paixão dos moradores do Rio de Janeiro e como o esporte faz parte da rotina da cidade.