Fifa dá nota 7,5 para a organização da Copa das Confederações

Agência AFP

JOHANNESBURGO - O presidente da Fifa, Joseph Blatter, deu nota 7,5 para os organizadores da Copa das Confederações, que terminou no domingo com o título do Brasil, mas destacou que a África do Sul tem que melhorar nos campos de hospedagem e transportes. - Se você recebe uma nota cinco tem que repetir a aula, um seis e você vai para o ensino médio - afirmou Blatter em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira.

- A África do Sul está definitivamente a caminho da universidade, na qual você chega com 8. Estão a apenas meio ponto, que pode ser alcançado na época do sorteio da Copa do Mundo em dezembro -completou. - Ano que vem, no Mundial, gostaria de dar nota 10 - disse.

Blatter expressou satisfação com a organzição, mas se disse preocupado com a hospedagem e o transporte para a Copa do Mundo de 2010. - Estou satisfeito e contente. Não vou entrar em detalhes, mas posso dizer que foi um teste geral, do ponto de vista da Fifa, satisfatória e muito positiva. Fizeram um trabalho muito bom, com uma grande hospitalidade e a recepção que foram marcantes. Ainda há o que fazer no aspecto logístico, transporte e alojamento - disse.

Em seguida foi mais enfático: 'Não quero me esconder entre os elogios. Para o Mundial se espera que viajem 450 mil pessoas que vêm do mundo inteiro. Precisam de lugar e não podem ficar em barracas porque é inverno'.

- Depois, aparece o tema dos transportes, já que as pessoas têm que ser transportadas do hotel para o estádio. É o grande desafio que temos agora e o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, ficará com os profissionais da organização por dois dias e teremos uma reunião do comitê de organização local, onde os ministros estarão presentes - completou Blatter.