Basquete: Iziane, Helen e Alessandra retornam à seleção brasileira

Jornal do Brasil

RIO - Foi anunciada nesta sexta-feira a lista de convocação da seleção feminina de basquete para a disputa da Copa América, de 23 a 27 de setembro, no Brasil. Três surpresas estiveram na lista do técnico Paulo Bassul. Alessandra e Helen, que chegaram a anunciar a aposentadoria do time nacional após o Mundial de 2006, disputado em São Paulo, e Iziane, que brigou com o treinador, ano passado, no Pré-Olímpico, voltam à equipe. Iziane havia dito que não voltaria mais à seleção enquanto Bassul estivesse no comando.

A vinda de Iziane é incerta. Para tentar convencer a jogadora da WNBA (competição equivalente à NBA, só que na versão feminina), uma aliada de peso se dispõe a ajudar: Hortência. A ex-jogadora e atual diretora da seleção nacional viajaria até os Estados Unidos para convencer Iziane a aceitar o convite da seleção, com Bassul.

Se a convocação de Iziane é por questão técnica, já que, após a aposentadoria de Janeth, é dela o posto de mais talentosa do país, o retorno da dupla Alessandra e Helen tem outro motivo. Com um grupo renovado, Paulo Bassul usará a experiência das duas para tornar suave a transição da geração, ainda desacostumada com o uniforme verde-amarelo.

Foram convocadas: Armadoras Helen, Adrianinha, Natália; Alas-armadoras e alas Mariana Camargo, Palmira, Karen, Karla, Jaqueline, Tayara, Iziane, Chuca, Micaela, Sílvia, Fernanda Beling, Izabela Morais. Pivôs Franciele, Karina, Mamá, Flávia, Kelly, Nádia, Clarissa, Érika e Alessandra.