Rio de Janeiro se diz pronto para os Jogos de 2016

Agência AFP

LAUSANNE, SUÍÇA - A cidade do Rio de Janeiro está pronta, técnica e economicamente, para receber as Olimpíadas de 2016, reafirmou nesta quarta-feira em Lausanne o comitê da candidatura carioca aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), que devem designar em outubro a cidade-sede do evento.

O comitê do Rio, que briga com Chicago, Madri e Tóquio pelo direito de sediar os Jogos de 2016, respondeu às dúvidas sobre seus supostos pontos fracos, durante uma apresentação de uma hora e meia.

Questionado sobre a capacidade do Rio de financiar a construção de instalações olímpicas, Carlos Nuzman, presidente da candidatura carioca e membro do COI, lembrou que o Brasil já organizou "com sucesso, e para estádios cheios", os Jogos Panamericanos de 2007, e afirmou que a Copa do Mundo de 2014 "vai acelerar a construção das infraestruturas suplementares".

O presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, acompanhou o comitê a Lausanne para garantir a boa situação da economia nacional, "mais sã do que era há alguns anos, apesar da crise". O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda reiterou em uma mensagem de vídeo o apoio total do governo federal à candidatura do Rio.

Por sua vez, o governador do estado, Sérgio Cabral, respondeu às perguntas sobre a segurança afirmando que os Jogos Panamericanos e os últimos carnavais transcorreram sem incidentes maiores.