Nadal é escolhido cabeça-de-chave número 1 em Wimbledon

REUTERS

LONDRES - O atual campeão do Torneio de Wimbledon, Rafael Nadal, foi escolhido nesta quarta-feira como cabeça-de-chave número 1 da edição deste ano, em detrimento do pentacampeão do torneio Roger Federer.

Os organizadores de Wimbledon aplicam um sistema único para escolher os cabeças-de-chave no torneio, levando em consideração os resultados nas quadras de grama. Por isso, havia um forte indício de que Federer ganharia o posto, pois esteve nas últimas seis finais do Grand Slam.

Mas o comitê optou por seguir o ranking mundial, com Andy Murray, Novak Djokovic, Juan Martín del Potro e Andy Roddick completando os seis primeiros.

O russo Marat Safin foi o maior beneficiado neste ano. Atualmente na 23ª posição no ranking mundial, foi escolhido como 15º cabeça-de-chave após sua inesperada ida à semifinal na última edição do torneio.

Wimbledon é o único Grand Slam que não usa diretamente o ranking de entradas para decidir quem será cabeça-de-chave. O comitê de escolha leva em consideração, no caso do torneio, os resultados na grama nos últimos dois anos.

Wimbledon começa na segunda-feira e o sorteio das chaves ocorre nesta sexta.