Copa 2014 pode atrapalhar Rio 2016, diz cartola do COI

Portal Terra

LAUSANNE - Coordenador das últimas três Olimpíadas (contando com Londres 2012), o israelense Alex Gilady acredita que o fato de o Brasil ser sede da Copa de 2014 pode atrapalhar a candidatura do Rio de Janeiro para os Jogos de 2016. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) diz que a realização de dois eventos de grande parte em um curto espaço de tempo será levada em conta antes da definição da sede. Madri (Espanha), Tóquio (Japão) e Chicago (Estados Unidos) são as outras cidades candidatas.

- Essa posição ainda não está formada na minha cabeça. Vou pensar muito sobre isso até outubro (mês em que o COI definirá a cidade vencedora - disse Alex Gilady.

As cidades apresentam durante esta semana a candidatura na sede do COI em Lausanne, na Suíça. - As cidades não poderão deixar respostas em aberto ao final da apresentação. Terão de ser claras para ganhar os votos - avisou.

Gilady ainda elogia o apoio governamental recebido pela candidatura e não vê desvantagem do Rio de Janeiro por conta de sua localização geográfica. Nunca um país da América do Sul foi sede de uma Olimpíada. - Os brasileiros não podem ficar chorando o passado. O país cresceu no mundo esportivo e tem que mostrar seu potencial esportivo. Isso é o mais importante - disse.