JB Online
RIO - O terceiro lugar geral conquistado pelo Minas na classificação final do Novo Basquete Brasil (NBB) garantiu ao time mineiro uma vaga no Sul-Americano de Clubes Campeões deste ano. A competição será realizada em setembro e reúne os melhores clubes do continente. Na temporada passada, o Brasília foi campeão e tem vaga assegurada na defesa do título.
- Esta terceira colocação, além de ser super-honrosa em um campeonato muito disputado, nos garantiu vaga na Liga, juntamente com o Brasília - avalia o técnico Flávio Davis. - Nós poderíamos chegar à final e era este o passo a mais que almejávamos, mas em uma situação de muita competitividade esta colocação é muito honrosa.
A diretoria do clube já está negociando a renovação de contrato de seus principais jogadores. O time se reapresenta dia 1º de agosto para os treinos de pré-temporada. Em setembro disputa o Sul-Americano de Clubes e a partir de outubro, a segunda edição do NBB.
Os resultados do Novo Basquete Brasil, cuja final será definida entre o Brasília e Flamengo a partir de quinta-feira (11), serão utilizados para definir as equipes que representarão o país em torneios internacionais. Além da vaga no Sul-Americano de Clubes Campeões 2009 para o terceiro colocado. O título desta temporada vale vaga na Liga das Américas 2009/2010 e campeão e vice garantem vaga para a Liga Sul-Americana 2010.
Em Joinville, projeto garantido
Quarto colocado, o Joinville também tem muito que comemorar após a temporada do NBB. A regularidade e os bons resultados da campanha garantiram a renovação dos contratos com seus patrocinadores por mais duas temporadas.
- Avalio esta competição por dois aspectos. O basquete brasileiro avançou muito como um todo a partir da criação do NBB e da Liga. Isso é um dos motivos da minha felicidade, mas é cedo para contar vantagem e soltar foguetes - diz, destacando que o processo está apenas no começo. - Quanto ao nosso time, fico muito satisfeito porque conseguimos mostrar um basquete jogado em conjunto, com o coletivo mais importante que o individual. E foi este coletivo que permitiu sobressaírem os destaques individuais - completa o treinador do time que menos pontos sofreu na fase classificatória da competição.
Com apoio financeiro garantido, as negociações com os jogadores já começaram e, segundo Bial, a base principal está praticamente mantida. O grupo se reapresenta dia 6 de julho, de olho nos próximos compromissos: Copa Brasil Sul, de outubro a dezembro, e Estadual. A equipe também tem chances de conseguir uma vaga no Sul-Americano de Clubes Campeões, para o qual apresentou candidatura como sede.
A festa de encerramento da temporada foi emblemática: um almoço na casa da mãe Abigail, matriarca de uma família com 57 filhos, 54 deles adotados, e cuja história fez renascer o projeto de basquete em Joinville.
- Foi muito emocionante para todo o grupo - diz Bial, que indicou Abigail para o quadro Lar Doce Lar, do Caldeirão do Hulk, e, indiretamente, teve a história de seu próprio time divulgada, iniciando uma nova etapa no projeto.