ASSINE
search button

Barrichello planeja ataque contra Button em Silverstone

Compartilhar

REUTERS

ISTAMBUL, TURQUIA - Vencer corridas somente já não basta para Rubens Barrichello, depois de ver seu colega de equipe, Jenson Button, celebrar no domingo, em Istambul, a sexta vitória em sete provas na atual temporada da Fórmula 1.

O brasileiro, que diz adorar Button como pessoa, mas detestá-lo como piloto, pretende agora atacar o líder do Mundial no lugar onde lhe é mais sensível - diante da torcida britânica, no próximo fim de semana, em Silverstone.

- Não quero só ganhar a corrida. Quero uma tríplice coroa lá. Quero tudo. Quero a melhor volta, quero a pole position - disse Barrichello a jornalistas depois de abandonar o GP da Turquia, ficando 26 pontos atrás de Button, seu companheiro na Brawn GP.

Na opinião do veterano piloto, "leva só um segundo" para que tudo vire.

- Com toda a minha experiência, estou muito tranquilo. Neste momento estou irritadíssimo com a situação, mas amanhã é outro dia. Silverstone é uma grande pista, e irei lá tentar ganhar a corrida.

Barrichello não vence uma prova desde 2004, quando era companheiro de equipe do hoje aposentado heptacampeão Michael Schumacher.

A vitória de domingo na Turquia confirmou Button, de 29 anos, como grande favorito ao título deste ano. Seu desempenho - seis vitórias nas primeiras sete provas - já se iguala ao de Schumacher em 2004, quando venceu 13 das 18 corridas.

Mas Button é até melhor que o alemão naquela temporada, pois Schumacher não concluiu uma das primeiras sete provas naquele ano (Mônaco), enquanto o britânico só deixou de somar 4 dos 65 pontos disponíveis.

- Button vive uma coisa meio Michael, porque as coisas estão se abrindo na frente dele sem muitos problemas, então é realmente bom para ele - disse Barrichello.

O brasileiro, que teve problemas de embreagem no começo da prova de domingo, ainda não perdeu as esperanças.

- Não o vejo (Button) disparando. Não vejo porque estivemos muito equilibrados nestes três anos juntos (na extinta equipe Honda). Num ano ele foi melhor, e no outro ano eu fui melhor. Então não o vejo melhor e ganhando todas as corridas neste ano. Em algum momento haverá uma queda, e estarei aqui para conquistar.

Button nunca terminou acima da quarta colocação em Silverstone, mas desta vez será o favorito. Essa será a última prova no circuito, que a partir de 2010 será substituído por Donington Park.

Ao contrário do que acontecia com relação a Schumacher na Ferrari, Barrichello tem liberdade para ameaçar Button em pé de igualdade -- situação confirmada no domingo antes da corrida pelo dono do time, Ross Brawn.

- Fomos nós dois ao escritório do Ross levar a situação a ele, e dissemos que ambos os pilotos queriam liberdade para correr - contou Barrichello. - Foi ótimo da parte do Jenson, da minha, do Ross. Foi diferente dos meus tempos de Ferrari. Até que matematicamente acabe, está aberto. Amanhã é outro dia.