Ferrari e demais equipes se increvem para temporada 2010 da F1

JB Online

RIO - Depois de ameaçar deixar a Formula 1, a Ferrari apresentou sua inscrição para o Campeonato Mundial de 2010 da categoria nesta sexta-feira, último dia do prazo. Não somente a escuderia italiana, mas todas as equipes que atualmente integram a categoria se inscreveram.

A Associação das Equipes de Fórmula 1 (Fota, na sigla em inglês) da qual fazem parte as equipes atuais, afirmou em comunicado que a inscrição para o próximo ano foi feita com a condição de que as regras de 2009 sejam mantidas.

- Todas as equipes da Fota entregaram hoje inscrições condicionais para a temporada 2010 do Campeonato Mundial de Fórmula 1 - disse a entidade.

O principal ponto de divergência entre as equipes e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) é o teto orçamentário opcional de 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões). Caso uma equipe adote o limite, terá benefícios técnicos para a disputa do campeonato. Com isso, a ideia da FIA é atrair novas equipes para a categoria. Em contrapartida, as grandes montadores alegam ter um orçamento muito superior ao teto.

De acordo com o comunicado, a Fota garante a permanência dos times na Fórmula 1 até 2012 e apoia as ações para reduzir os custos do competição e facilitar a entrada de novas equipes na categoria. Entretanto o teto orçamentário não será admitido. As equipes afirmam que, com as atuais regras, já conseguiram cortar gastos significativos como motores e engrenagens.