À espera de anúncio, Bahamas sofre com tempestade

Allen Chahad, Portal Terra

NASSAU, BAHAMAS - Nos corredores de desembarque do aeroporto de Nassau, um banho de propaganda. Imagens do mar, do sol, da areia branquíssima, de mergulho com golfinhos. O esporte até tem seu espaço, principalmente com a equipe de atletismo. Destaque para a foto de Tonique Williams-Darling, medalha de ouro nos 400 m da Olimpíada de Sydney-2000. Mas o país quer mostrar mesmo que seu forte é receber turistas para um banho nas típicas praias paradisíacas do Caribe.

A capital de Bahamas hospeda também nesta semana os delegados da Fifa. O Comitê Executivo da entidade, após reuniões a portas fechadas no final de semana, anunciará por volta das 15h30 (de Brasília) de domingo, quais serão as 12 cidades brasileiras que receberão jogos durante a Copa do Mundo de 2014.

À espera do anúncio, Nassau viu nesta sexta-feira paisagens bem diferentes das suas propagandas. O taxista já avisa quando perguntado sobre as nuvens que cobrem o céu de Nassau. "Anteontem e ontem choveu forte. Hoje ainda não". Ainda? Exato. Por volta das 13h (horário local, 14h de Brasília) começa mais um temporal, com direito a trovoadas que fazem disparar alarmes dos carros pela vibração.

As praias se esvaziam rapidamente. Banhistas buscam abrigo em lojas, restaurantes e hotéis. A pista da West Bay Street, uma das principais ruas à beira-mar, tem pontos de alagamento. O trânsito, que já não era dos melhores nas duas pistas apertadas, piora.

Na praça central, bandeirinhas do 59º Congresso da Fifa parecem sofrer com os fortes ventos do temporal. O azul do céu e o verde do mar são tomados por um tom acinzentado. Anoitece, e mais água, mais chuva. Estrondos dos trovões como trilha sonora. Foi o que viu da janela de seu quarto o presidente da Fifa, Joseph Blatter. O suíço já está em Nassau para comandar o evento.

Das 17 cidades se candidataram para receber jogos em 2014, apenas 12 serão escolhidas. Estão na disputa: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Em Nassau, a previsão dos próximos dias é de mais chuva.