Minas recebe Universo no primeiro jogo da série semifinal do NBB

JB Online

BELO HORIZONTE (MG) - Minas e Brasília abrem, nesta quarta-feira, às 19h, a outra série semifinal no Novo Basquete Brasil (NBB). O jogo, com transmissão ao vivo do SporTV, será em Belo Horizonte (MG), na Arena Vivo do Minas Tênis Clube.

A equipe mineira passou pelo Bauru por 3 a 0 nas quartas de final. O time brasiliense eliminou o Franca por 3 a 2 na fase anterior. Os dois semifinalistas tiveram uma campanha bastante semelhante na fase classificatória, com vantagem para o Brasília, que terminou em segundo lugar. O Minas foi o terceiro colocado.

As estatísticas também apontam para o equilíbrio entre os dois times. A equipe brasiliense foi a segunda que mais pontuou (média 87,2), enquanto a mineira terminou em quarto nesta estatística (média 86,7). Defensivamente, as duas adversárias desta semifinal também se mantiveram próximas, com vantagem para o grupo de Belo Horizonte, que liderou nos rebotes (35,3) com o oponente em quarto (32,8).

- Esta série tem tudo para ser muito equilibrada. Mas estamos determinados a conquistar a vaga e garantir o que será uma final histórica para o clube - avisa o técnico Flávio Davis, responsável pelo Minas, que começou a trabalhar seu grupo especificamente para o confronto na segunda-feira. - Trabalhamos bem a defesa porque vamos enfrentar uma equipe com alto potencial no ataque. Queremos valorizar nossa posse de bola e evitar que eles possam aproveitar eventuais erros do Minas. Assim, esperamos minimizar o volume de jogo deles.

O Brasília começou sua preparação tentando compensar o desgaste sofrido na série contra o Franca, que terminou apenas domingo, após o quinto jogo das quartas de final. Segundo o técnico Lula Ferreira, a ordem era "tomar fôlego e começar tudo de novo .

As dificuldades enfrentadas contra os paulistas serviram de base para reforçar ainda mais seus comandados, acredita o treinador.

- Mesmo com todo o desgaste, o elenco sai bastante fortalecido - avisa Lula, que também espera uma disputa igualitária na próxima fase dos playoffs. - O Minas é uma equipe de qualidade, que merece todo respeito e teve uma semana só de treinos - completa.

Mas para o técnico Flávio Davis, o fato de o Brasília ter fechado sua série por último não o deixa fragilizado:

- Não vejo diferença em relação ao cansaço porque é uma equipe com grandes jogadores, que estão acostumados a fazer jogos seguidos. Então, este não será um fator preponderante.

A vitória em casa é uma meta clara, mas o treinador do Minas lembra que somente isto não resolve nada.

- Vamos tentar tirar vantagem de jogar em casa, mas em toda série é importante o espírito de superação porque só passa para a final quem conseguir os três resultados positivos.

Confrontos da fase de classificação

TURNO: Minas 81 x 89 Brasília

RETURNO: Brasília 82 x 77 Minas