Joinville e Flamengo abrem as semifinais do NBB

JB Online

JOINVILLE, SC - A primeira rodada das semifinais do Novo Basquete Brasil (NBB) começa nesta terça-feira, às 19h, com o confronto entre Joinville e Flamengo. O jogo será disputado no ginásio Ivan Rodrigues, com transmissão ao vivo pelo SporTV. Na outra semifinal, Minas e Brasília abrem a série na quarta-feira, em Belo Horizonte (MG).

Nas quartas-de-final, o Flamengo passou pelo Pinheiros por 3 a 0. O Joinville fechou a série contra o Limeira por 3 a 1. A semifinal coloca frente a frente a defesa mais eficiente da competição contra o melhor ataque.

Capitão do time rubro-negro, o ala-armador Marcelinho Machado é o cestinha do torneio com média de 26,9 pontos por jogo. Além dele, a equipe conta com o armador Hélio e o pivô Baby entre seus destaques no ataque. Mas a defesa rubro-negra também não se saiu mal. Primeiro colocado na fase classificatória, o time fluminense foi o quarto em rebotes conquistados (média 33).

Capitaneada pelo pivô Shilton, a equipe catarinense foi a que menos pontos sofreu na competição (2.108 no total). O pivô lidera as estatísticas entre os reboteiros (14,3), que também inclui Tiagão na quarta posição entre os cinco líderes (8,5). O time terminou na quarta colocação da fase classificatória.

- Será um confronto difícil. Eles conseguiram fazer uma série boa contra os campeões paulistas e isto dá muita motivação - avalia o técnico do rubro-negro, Paulo Chupeta.

Alberto Bial, treinador do time catarinense concorda:

- Vamos disputar uma semifinal com dificuldade similar à das quartas-de-final, quando a equipe paulista nos exigiu demais.

Na fase preparatória para o playoff semifinal, os dois times deram atenção especial à defesa.

- É o melhor ataque contra a melhor defesa - lembra Bial. - Os números mostram que nossa realização foi bem feita em cima do sistema defensivo. É o trabalho operário e solidário de todo grupo que permite isso e no confronto entre equipes de nível tão próximo, o sistema de defesa é o que propicia alguma diferença.

Para o técnico Chupeta, a disputa esperada aumenta ainda mais a importância do resultado nesta terça:

- Sabemos da importância de vencer este jogo para decidir a série em casa. A equipe vai fazer uma defesa forte e usar o contra-ataque, dificultando as ações para eles.

Além da defesa, Bial aposta no equilíbrio emocional para seguir em frente na competição:

- Em uma situação como esta é importante, acima de tudo, o lado psicológico. São três resultados que contam e o comportamento do grupo é muito importante.

Calendário da semifinal

Terça-feira, 19h: Joinville x Flamengo - SporTV

Sexta-feira, 21h30: Flamengo x Joinville - SporTV

Sábado, 21h30: Flamengo x Joinville - SporTV

Segunda-feira, 1/6, 19h: Joinville x Flamengo - SporTV (se necessário)

Quinta-feira, 4/6, 19h: Flamengo x Joinville (se necessário)