Flamengo vence Joinville e sai na frente na semifinal do NBB

Jornal do Brasil

RIO - Num jogo definido nos últimos quatro segundos e por apenas dois pontos, o Flamengo venceu o Joinville por 88 a 86, nesta terça-feira, na partida de abertura da série melhor-de-cinco do playoff semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB). O ginásio Ivan Rodrigues, em Joinville, lotou para empurrar o time que brigou até o fim e proporcionou um excelente espetáculo diante do adversário rubro-negro. Os mandantes tiveram 19 pontos de Manteiguinha e mais 19 de Jefferson Sobral, além de 18 de Tiagão. Mas o Flamengo teve 32 pontos do cestinha Marcelinho Machado para abrir 1 a 0 na série que vale uma vaga na decisão da temporada.

Agora, o playoff muda para o Rio, onde as equipes farão as próximas duas partidas, sexta-feira e sábado, às 21h30, no ginásio do Tijuca Tênis Clube (com SporTV).

O cestinha Marcelinho Machado destacou a qualidade do confronto.

- Foi um grande jogo, assim como têm sido todos no campeonato. Em uma semifinal não poderia ser diferente.

Para o ala, mesmo tendo sido irregular ao longo da partida, o Flamengo conseguiu encontrar o equilíbrio no momento certo.

- Apesar de não termos feito um bom primeiro tempo permanecemos no jogo, ficando apenas três pontos atrás. Também não começamos bem o segundo tempo, mas nos recuperamos e até conseguimos abrir uma pequena vantagem - lembra Marcelinho. - No final, eles vieram para o tudo ou nada e conseguiram o empate, mas na hora de fechar tivemos tranquilidade para aproveitar os lances livres.

Apesar do resultado, o técnico Alberto Bial ficou satisfeito com o comportamento do Joinville "que mostrou o poder de jogar de igual para igual com qualquer um na competição. Observou que a vitória do rival não pode abalar a equipe para o confronto de sexta-feira.

- A série só termina quando um time vence três jogos. Nem tudo está perdido.

Para o pivô Shilton, que pegou 12 rebotes para o time mandante, a decisão nos últimos segundos não surpreende.

- Foi o jogo que todos esperavam, tanto nós quanto eles. Uma partida decidida apenas nos últimos segundos, quando contou mais os detalhes. O importante é que conseguimos jogar em igualdade contra um adversário forte, atual campeão nacional.

O Flamengo começou mal e marcou apenas dois pontos com quase quatro minutos de jogo. A 6min27 do fim da parcial o placar marcava 11 a 2 para o Joinville. O técnico Paulo Chupeta, do Flamengo, pediu tempo e o time voltou para equilibrar a partida, encostar por 20 a 20, a 27 segundos, e passar dois pontos: 20 a 22. O segundo quarto foi marcado pelo equilíbrio, do começo ao fim, com vitória do mandante por 26 a 21. O Joinville foi para o vestiário três pontos à frente: 46 a 43.

O equilíbrio prevaleceu no início do quarto, mas o Joinville cresceu na terceira parcial e chegou a abrir 10 pontos de vantagem: 57 a 47. Novamente, o técnico Paulo Chupeta, do Flamengo, parou o jogo e o time voltou a produzir. Com dois pontos de Marcelinho, que já somava 24 na partida até então, o time encostou e passou para vencer a parcial (16 a 21) e ir para o último quarto dois pontos à frente: 62 a 64.

No quarto tempo, o Flamengo chegou a abrir oito pontos (67 a 75) a 3min52 do fim. A 1 minuto o rubro-negro tinha a vantagem de três: 83 a 86. Com uma bola bem trabalhada Tiagão acertou um arremesso de três e empatou o jogo para Joinville por 86 a 86, com 8 segundos por jogar. A torcida vibrou muito. Uma falta em cima de Marcelinho, a 4 segundos de acabar, colocou o capitão rubro-negro na linha dos lances livres e o Flamengo dois pontos a frente: 86 a 88. O técnico Alberto Bial ainda tentou armar uma jogada para levar o jogo a prorrogação, mas Manteguinha errou o arremesso.

O Flamengo terminou em primeiro a fase de classificação. Ns quartas-de-final passou pelo Pinheiros por 3 a 0. O Joinville foi 4º na primeira etapa e fechou as quartas-de-final contra o Limeira por 3 a 1.

Confrontos da fase se classificação

TURNO: Flamengo 105 x 83 Joinville

RETURNO: Joinville 90 x 100 Flamengo

Calendário e resultados da semifinal

TERÇA-FEIRA, 26/5: Joinville 86 x 88 Flamengo

SEXTA-FEIRA, 29/5: Flamengo x Joinville

SÁBADO, 30/5: Flamengo x Joinville

SEGUNDA-FEIRA, 1/6: Joinville x Flamengo (se necessário)

QUINTA-FEIRA, 4/6: Flamengo x Joinville (se necessário)