Campeões estaduais têm desempenho discreto na 1ª rodada

Portal Terra

SÃO PAULO - O Campeonato Brasileiro começou e, dos nove times que foram campeões de seus respectivos estados em 2009, apenas três fizeram a alegria de suas torcidas: Internacional, Vitória e Cruzeiro. Os outros seis (Corinthians, Atlético-PR, Flamengo, Goiás, Avaí e Sport) não fizeram o mesmo e agora terão de correr para recuperar os pontos perdidos nesta primeira rodada.

Sem titulares como Ronaldo, Elias e André Santos, o Corinthians foi a campo para encarar o Inter e perdeu por 1 a 0, com direito a um golaço do atacante Nilmar - campeão brasileiro de 2005 com a equipe do Parque São Jorge, em uma disputa direta contra os gaúchos.

Quem também perdeu em casa foi o Atlético-PR. O time paranaense recebeu o Vitória na Arena da Baixada e foi presa fácil para o campeão baiano de 2009. Com gols de Wallace e Leandro, um em cada tempo, o também rubro-negro somou três pontos em Curitiba.

Já o Flamengo foi ao Mineirão encarar o também campeão estadual Cruzeiro e teve a chance de sair na frente, mas o goleiro Fábio defendeu uma penalidade cobrada por Juan. Em seguida, Kléber (também de pênalti) e Ramires decretaram o triunfo celeste em Minas Gerais.

Dos campeões estaduais que não triunfaram nesta primeira rodada, três deles somaram ao menos um ponto: Goiás, Avaí e Sport. Porém, jogaram em casa contra Náutico, Atlético-MG e Barueri, respectivamente, e cederam o empate em seus confrontos.

Em outros jogos da rodada, o Fluminense superou o São Paulo por 1 a 0, no Maracanã; o Palmeiras derrotou o Coritiba por 2 a 1, no Palestra Itália; Grêmio e Santos empataram por 1 a 1, no Olímpico; e Santo André e Botafogo também ficaram no 1 a 1, no Bruno José Daniel.